sábado, 7 de janeiro de 2012

DALLA BLOG ENTREVISTA O ESCRITOR ROGER BOTTINI PARANHOS


Olá amigos!
Tenho lido com muito interesse os livros de Roger Bottini Paranhos e pensei em convidá-lo para uma entrevista a ser publicada aqui no Dalla Blog. Ele aceitou, muito gentil e solícito! Portanto, é com grande prazer que apresento uma pequena conversa com um dos principais autores brasileiros da atualidade, um grande médium que fala sobre a transição planetária, a Era de Aquário e a história da humanidade sob o ponto de vista espiritual com muita propriedade, em parceria com seus guias e mentores.


"Roger nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde reside desde 1969. Formado em Administração de Empresas pela PUC e pós-graduado em Sistemas de Informação e Telemática pela Universidade Federal, trabalha no Banco do Estado do Rio Grande do Sul como analista de sistemas. Iniciou seus contatos mediúnicos aos 12 anos de idade, quando, através da clarividência, passou a perceber a presença de espíritos necessitados, e posteriormente, de instrutores da Espiritualidade, que o convocaram para o trabalho que ora realiza através da divulgação das Verdades Imortais. Atualmente dedica-se em especial a missão de promover e divulgar a visão espiritual do terceiro milênio: o "Universalismo Crístico", que é justamente o tema central de seu sétimo livro."
(Biografia extraída do site www.universalismocristico.com.br)

Roger, em seu livro você narra suas experiências em viagens astrais. Pelo que já li sobre o assunto, todos podem aprender a fazer projeção astral, desde que haja disciplina e perseverança. Há livros sobre o tema, que ensinam técnicas. Como tudo começou? Vc fez algum treinamento especial?

Oi Marcelo, sim, todo mundo pode aprender. É só desenvolver essa faculdade. O maior especialista disso no Brasil é o Waldo Vieira. Ele criou o Insituto Brasileiro de Projeciologia e Conscienciologia que estuda isso a fundo - www.iipc.org

A minha experiência com viagem astral foi sempre natural. Desde criança eu projetava. Para mim é como andar de bicicleta. Então fica difícil explicar como fazer. Já me pediram até para dar cursos sobre esse tema, mas tive que declinar, porque não é a minha especialidade.

E o que te levou a se interessar pelo Espiritismo? Conte-nos um um pouco da tua história.

Meus pais tinham formação religiosa católica. Eu fui batizado e fiz a primeira comunhão. Sempre gostei do ambiente da Igreja, apesar de crer que a forma como apresentam a mensagem do Cristo está desatualizada. Com o surgimento ostensivo de minha mediunidade aos doze anos de idade, encontrei entendimento sobre o fenômeno no estudo da doutrina Espírita. Lá encontrei também explicações mais coerentes e complexas sobre Deus e a Espiritualidade como um todo.

Os meus pais sempre foram pessoas de mente aberta, logo, assimilaram com tranquilidade. Isso, também, porque eu sempre me demonstrei muito lúcido com relação aos contatos espirituais que realizava. Talvez o meu “perfil cientista”, desde criança, os tenha tranquilizado. Jamais envolvi esse fato insólito com um véu de misticismo ou sensacionalismo. Além disso sempre lidei com isso com os “pés no chão”, sem gestos delirantes.

A mediunidade é algo tão natural como qualquer outra faculdade humana. Somente quem a ignora, assusta-se ou perde a razão. Por isso devemos estudar e buscar compreender sempre. Eis o melhor caminho para um eficaz desenvolvimento mediúnico.

Quais as obras que já escreveu até agora?

Já escrevemos nove livros. A temática sempre gira em torno do Universalismo Crístico, que é o tema central de nosso trabalho, mesmo quando se trata de livros históricos, onde demonstramos o processo de amadurecimento espiritual da humanidade no transcorrer dos séculos. Os livros não são escritos da forma como os médiuns espíritas, em geral, escrevem. Não trabalho como uma “caneta viva” dos espíritos.

Os nossos livros são todos escritos em parceria com os mentores espirituais, participando ativamente do processo de elaboração, seja através de vivencias no astral, sempre conduzidas pelos mestres, ou, então, através de regressões de memória na qual eles me orientam a relatar as minhas experiências em vidas anteriores, desde a Atlântida, passando pelo antigo Egito, pela época de Moisés, e assim sucessivamente. No futuro escreveremos também sobre Jesus e outros importantes momentos da história de nossa humanidade, até a minha última encarnação, antes dessa, durante a revolução francesa.

Os nossos nove livros já publicados são:

A História de um Anjo – A vida nos Mundos Invisíveis (primeira edição em 2000).
Sob o Signo de Aquário – Narrações sobre Viagens Astrais (primeira edição em 2001)
Akhenaton – A Revolução Espiritual do Antigo Egito – Trilogia 1 (primeira edição em 2002)
A Nova Era – Orientações Espirituais para o Terceiro Milênio (primeira edição em 2004)
Moisés – O Libertador de Israel. – Trilogia 2 (primeira edição em 2004)
Moisés – Em busca da Terra Prometida. – Trilogia 3 (primeira edição em 2005)
Universalismo Crístico – O futuro das religiões (primeira edição em 2007)
Atlântida No reino da Luz – volume 1 (primeira edição em 2009)
Atlântida – No reino das Trevas – volume 2 (primeira edição em 2010)

(Quem quiser pode comprar os livros neste link aqui.)


Você disse que a mensagem central de seu trabalho é o Universalismo Crístico. O que é?

O Universalismo Crístico é a consciência espiritual do terceiro milênio. Em resumo, trata-se de uma metodologia de compreensão espiritual que busca unir a sabedoria de todas as religiões, procurando absorver o que é útil e se libertar de dogmas e rituais que não são mais necessários para a evolução espiritual da humanidade do terceiro milênio. É uma quebra de paradigma! A humanidade do passado foi devotada a um espírito de religiosidade, submetendo-se passivamente às orientações de seus lideres espirituais, que algumas vezes cerceavam sua liberdade de pensamento. Já a humanidade do futuro será voltada para a busca de Espiritualidade, independente de crenças sectárias, construindo sua própria compreensão de Deus e da vida.

O Universalismo Crístico possui uma essência incorruptível baseada em três alicerces fundamentais:
I - O amor ao próximo como a si mesmo buscando cultivar as virtudes crísticas de forma verdadeira e incondicional refletindo diretamente o amor do próprio Criador.
II - A crença na reencarnação do espírito e do carma, pois sem esses princípios não existe justiça divina.
III - A busca incessante pela sabedoria espiritual aliada ao progresso filosófico e científico com o objetivo de promover a evolução integral da humanidade.

Além desses três princípios fundamentais, o Universalismo Crístico possui dois roteiros inabaláveis:
I - A lei do amor. Tudo que foge da maior das virtudes deve ser descartado, pois não provém de Deus.
II - A busca da verdade. Jesus nos ensinou: “Conhece a verdade e a verdade te libertará”. A verdade está onde estão o bom senso e a lógica.

O Universalismo Crístico sempre existiu no coração das pessoas de mente aberta, ou entre aquelas que dizem não professar nenhuma religião, mas têm Deus no coração e realizam sua própria busca, sem submeterem-se às religiões. No entanto, começamos a codificar essa ideia, para melhor compreensão dessa visão, já em nosso primeiro livro, “A História de um Anjo”, lançado no ano 2000. E esse trabalho foi sendo aprimorado até lançarmos o livro “Universalismo Crístico – O Futuro das Religiões” no ano 2007. Em seguida criamos o site www.universalismocristico.com.br e estamos trabalhando em um roteiro mais complexo sobre essa ideia para o nosso próximo livro que se chamará “Universalismo Crístico avançado”.

(Há  um post sobre o livro "Universalismo Crístico – O Futuro das Religiões" aqui, no Dalla Blog)




Qual a relação do Universalismo com o momento atual da humanidade?

O Universalismo Crístico tem por finalidade ser uma visão espiritual de amplo espectro, abrangendo todas as filosofias espirituais da história da humanidade, tanto do ocidente como do oriente. Como a nossa humanidade está mais acostumada com os preceitos das religiões ocidentais, alguns dos conceitos orientais soam como algo novo, no entanto, são eles os fundamentos da sabedoria espiritual da humanidade. Muitos dos ensinamentos que Jesus eternizou no Cristianismo tiveram origem em conceitos anteriores, como, por exemplo, a lei de ação e reação. Aquilo que plantarmos, teremos de colher, etc.

O Universalismo Crístico está aliado, também, à física quântica que é uma porta de entrada para a comprovação cientifica do mundo imponderável do espírito, portanto, de real interesse para os estudos que devemos realizar nessa “era tecnológica” em que vivemos. Aliar espiritualidade à ciência é desenvolver a fé raciocinada, elemento fundamental para a crença espiritual do terceiro milênio.

À medida que o homem amplia a sua consciência espiritual, não há mais espaço para a “fé cega”. Crer sem saber o porquê, não atenderá as necessidades das novas gerações, como já estamos observando nas crianças e adolescentes nos dias atuais. Muito se fala atualmente sobre as “crianças índigo” ou crianças do terceiro milênio. Elas não se adequarão as religiões do passado. Necessitarão de um modelo mais dinâmico e reflexivo. O Universalismo Crístico surge para atender as necessidades evolutivas das novas gerações.

E sobre Atlântida? O que te inspirou a escrever sobre o continente perdido?

O tema Atlântida é fascinante principalmente pela ideia de ser um reino avançado em uma época em que nossa humanidade dava seus primeiros passos rumo à civilidade. Algo mágico, um reino perfeito. Algo tão sonhado por todos.

Mas, para nós, possui a finalidade de explicarmos os rumos da evolução espiritual de nossa humanidade no transcorrer dos milênios. Explicar também a origem de nossa civilização, com a chegada de boa parte dos habitantes da Terra atual, durante o exílio dos espíritos rebeldes do Sistema de Capela, na Constelação do Cocheiro, localizada há 42 anos-luz da Terra, fato que deu origem a tão famosa lenda de Adão e Eva.

Como você vê o momento atual de transição pelo qual passa a humanidade?

Os livros sobre a Atlântida abordam bastante esse tema. A Atlântida era um reino avançado e harmônico. Porém, a ambição dos homens, as guerras e o desejo desenfreado de consumo predatório e desequilibrado, levou a Grande Ilha a um desequilíbrio ecológico irreversível, que resultou na submersão daquele fascinante paraíso, conforme foi relatado, também, pelo grande filosofo grego Platão em seus textos Timeu e Critias.

Para se criar uma consciência de cidadania planetária, é necessário que a humanidade se instrua, procure compreender a finalidade da vida criada por Deus e assim modifique seus hábitos imediatistas e materialistas. Antigamente era difícil o acesso popular ao conhecimento espiritual, mas, hoje em dia, temos milhares de livros que nos mostram esse caminho.

Os mentores espirituais nos informam que para o terceiro milênio, a Nova Era, reencarnarão na Terra espíritos com um nível espiritual mais elevado, que são conhecidas pelo público leigo como “crianças índigo”, que ajudarão na formação dessa nova consciência. As crianças de hoje, serão os governantes de amanhã! Em uma geração podemos mudar a consciência do mundo, basta que essa consciência lhes seja ensinada. Falamos muito sobre isso também em nosso livro “Moisés – Em Busca da Terra Prometida”.

Ademais, os espíritos criminosos não reencarnarão mais na Terra e serão exilados para mundos de ordem inferior. Porém, esse é um tema muito complexo para abordarmos aqui. Convido aos leitores que busquem conhecer os nossos livros, onde abordamos esse tema com profundidade.

Qual a mensagem dos espíritos à humanidade atual?

Em essência, que o homem se liberte do torpor em que se encontra. A humanidade vive uma época de terrível alienação espiritual. As religiões perdem força, levando o homem a encontrar no materialismo apenas respostas vazias. Os que ainda creem, seguem religiões, mas não as interiorizam, não as praticam em suas vidas. Apenas seguem um ritual que raramente lhes provoca reflexão. É necessário abandonar a posição passiva e, muitas vezes, apenas formal frente a sua jornada espiritual e buscar efetivamente uma conscientização espiritual.

Entender a finalidade da vida, buscar tornar-se uma pessoa melhor a cada dia, de forma lúcida, abandonando a sua vida metódica, e “demasiadamente humana”, para viver uma vida mais voltada para os valores espirituais, sem fanatismos. Espiritualidade não significa ausentar-se do mundo humano, mas vivê-lo com harmonia e consciência.

O que considera mais importante dizer ao homem nesta fase da evolução?

Que o homem procure obter consciência espiritual, independente das religiões. Libertar-se de sua alienação espiritual. A partir dessa ação consciente, o homem perceberá que tudo se resume apenas “a amar ao próximo como a si mesmo e não fazer aos outros nada que não gostaria que lhe fizessem”. Isso independe de crer ou não em Deus ou na Espiritualidade.

Quando retornarmos ao plano espiritual, não nos é perguntado qual a nossa religião ou se acreditamos em Jesus, Buda, Krishna, Confúcio ou Zoroastro, mas sim qual o Bem que fizemos aos nossos semelhantes e à humanidade como um todo. Muitos ateus, que atendem o preceito acima, retornam ao mundo espiritual sob aplausos, enquanto vários religiosos decepcionam as próprias crenças que defendiam, mas a abraçavam apenas de forma teórica.

Tem se falado muito sobre o ano de 2012. Não como o fim do mundo, como apregoam alguns, mas como o final de um ciclo. Como você entende isso?

Mais importante do que preocupar-se com o “fim do mundo” é procurar manter-se sintonizado com as virtudes crísticas e assim credenciar-se para poder viver um processo de evolução superior na Terra da Nova Era. O mundo não acabará em 2012. Essa ideia se criou devido ao fim do calendário Maia, que termina nessa data porque tratava-se apenas do fim de mais um ciclo, chamado por eles de “Contagem Longa”. Eles encerraram esse cálculo simplesmente porque o faziam de forma manual, sem computadores. Acreditaram que 2012 estava muito longe de sua época para prosseguirem realizando a contagem de uma Nova Era que surgiria muito depois de sua geração.

Portanto, surgirá um novo ciclo de evolução depois de 2012. E será uma boa mudança! Entraremos na Era da Luz, por meio da energia benéfica da estrela Alcyone, que nos banhará nesse período com seu anel de fótons, mudando a frequência vibracional da Terra. Evento este que não ocorre desde a submersão da Atlântida, há 12 mil anos.

A partir dessa mudança vibracional, “aqueles que tiverem olhos para ver”, ou seja, estiverem nessa sintonia, perceberão importantes mudanças no planeta e poderão definitivamente eleger-se para a Nova Era na Terra por meio de uma mudança definitiva de suas vidas em direção ao “caminho da Luz”. No capitulo introdutório e no transcorrer do livro “Atlântida – No reino das Trevas”, abordamos esse tema de forma mais abrangente.

Roger, foi um prazer e uma honra realizar essa entrevista. Agradeço e coloco o Dalla Blog à disposição, sempre que quiser divulgar eventos sobre o Universalismo Crístico. Sei que novos livros virão, aguardarei com expectativa e com certeza os divulgarei aqui também. Namastê!


Amigos, o Roger estará em São Paulo e Campinas para palestras sobre o Universalismo Crístico, ainda neste mês de janeiro. Em São Paulo no dia 28/01 e em Campinas no dia 29/01. Estarei lá para participar e conhecê-lo pessoalmente. Maiores detalhes sobre as palestras aqui.

Espero que tenham gostado da entrevista como eu gostei. Sejamos felizes!

22 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, Marcelo,

Grande surpresa minha verificar que sou o primeiro a deixar aqui um comentário, pensava eu e que já haveria uma boa lista.

Vou divulgar no FB.

Parabéns por esta sua bela iniciativa em entrevistar o Roger Bottini Paranhos. Sinceramente, nunca li nenhum livro dele. Apenas conhecia o site do 'universalismo crístico'.

Foi uma bela iniciativa da sua parte, por isso os meus parabéns.

Obviamente, é o pensamento de um homem e os seus guias, e isso já é importante, para difusão e divulgação de ideias muito generalistas.

Marcelo, mais uma vez, parabéns. Você fez a sua parte.

Abraço.

Unknown disse...

Muito boa a entrevista e com perguntas bem diretas. Já conheço o trabalho do escritor Roger Bottini, desde que um amigo me emprestou um livro no ano passado, num dos momentos difíceis que passei. Li 4 ou 5 dos 9 livros escritos por ele e recomendo. Como Historiadora tbm muito me interessei pelos livros sobre Atlântida.
Peço que dê somente uma revisada rápida no texto da entrevistas, pois tem uns pequenos erros de digitação (nada que altere a compreensão do todo).

)O(Lua Nua)O( disse...

Genial! Levei para o Lua Nua.
Beijos

Simone MartinS2 disse...

Bom dia...sempre convivi com pessoas mediunicas, familia...mas como era criança nada via demais, apenas gostava de tomar passes e dos momentos com as crianças...Hoje, aos poucos tenho sido direcionada a assuntos relacionados a mediunidade, mas confesso: sinto medo, pois o nao conhecimento pode causar-nos danos espirituais muito fortes, como alguns casos vividos e presenciados por mim...Apos ler a entrevista, decidi que vou ler mais e mais e deixar que o Universo se encarregue dos acontecimentos...Não sigo nenhuma religião, não adoro santos, mas minha fé em DEUS é muito forte!
Cito aqui um video: "O Ovo" http://www.youtube.com/watch?v=4mNKZvi_BUE&feature=email

Parabens pela entrevista e para o entrevistado...abraços

William Garibaldi disse...

Marcelo, que surpresa boa, eu já tinha ouvido falar deste escritor, e creio que foi aqui...

Que bom lê-lo... percebi uma grande leveza, coisa rara, em suas palavras!
Que Bom que o universalismo Cristico, tudo abarca, e tudo permite de bom ao ser... uma nova consciência.. cidadão plannetário. ressoa muito com os trabalhadores do Novo Tempo!

Grato a vc amigo e ao Roger por esta beleza de informação...
me interessei muito pelos livros.. vou buscá-los!
Estou torcendo pra que esta mensagem propague e floresça!

William.

Maura disse...

Valeu Roger...e parabéns Marcelo, pela iniciativa!
Divulgar o Universalismo Crístico também é uma missão que temos que abraçar, e assim auxiliar na preparação de todos para a entrada na Era da Luz!
Abraços.

MARCELO DALLA disse...

Antonio:
Estou encantado com os livros do Roger e fiquei feliz por ele ter aceitado me conceder a entrevista.
Postei ontem à noite, fiquei feliz também por ter sido vc o primeiro a comentar. Que bom que gostou!!!

Vc sempre foi um grande incentivador do blog, só tenho a agradecer!!!!
abraço, amigo

MARCELO DALLA disse...

Angel Gaia:
Agradeço suas palavras, os livros do Roger são realmente muito bons!!! Ainda não li os que contam sobre Atlantida, serão os próximos.
Agradeço também seu aviso, acabei de revisar o texto.

Seja sempre bem vinda por aqui.
Namastê :)

MARCELO DALLA disse...

Lua Nua: Gratíssmo, querida!!!!!
Já fui lá conferir. ;)
grade bjo

MARCELO DALLA disse...

Simone:
Realmente a mediunidade deve ser conduzida com cuidado, mas não negada. É uma linda missão!
Fico feliz por saber que a entrevista a estimulou! :)
Seja sempre bem vinda aqui!
nbjo

MARCELO DALLA disse...

William:
Já trabalhávamos pelo Universalismo Crístico, que nada mais é do que a expansão da consciência, livre de dogmas e com muito amor.
Agora encontramos tudo muito bem formatado!!!!

Os livros do Roger são maravilhosos, tenho certeza de q vai amar.
Grato pelo carinho, querido.
bjo

MARCELO DALLA disse...

Maura:
Sim!!! Trabalhemos pela expansão da consciência, pelo autoconhecimento, pela sabedoria, pela liberdade e em nome do AMOR!!!
Grato pelo comentário carinhoso.
bjo

RUTE disse...

Olá!
Muito boa a entrevista.
Não conhecia o escritor, nem as obras literárias. Fiquei curiosa de ler pois gostei da forma clara com que o autor respondeu às suas perguntas Marcelo.

Estão ambos de parabéns. O entrevistador e o entrevistado.

Já há um tempo que sigo seu blog, mas só hoje comentei pela 1ªvez.
Abraços além-mar (Portugal).
Rute
P.s.-Foram as mandalas que me trouxeram cá, faz tempo.

Janaina Beserra disse...

Oi Marcelo,
Adorei a entrevista.Isso é o que eu procurava, Universalismo Crístico.Só que eu não sabia como...vou procurar pelos livros, para saber mais.
Obrigada!
Ah! e adoro as mandalas,são inspiradoras!
Beijo!

Unknown disse...

Marcelo
parabéns pela entrevista do Roger!
Paz e Luz

MARCELO DALLA disse...

Rute:
Foi um prazer ler teu comentário!!! Fique sempre à vontade por aqui, viu? Os livros do Roger estão mais do que recomendados, creio que todos deveriam ler.
Grato pelo carinho!
bjo

MARCELO DALLA disse...

Janaina:
Gratíssimo, querida!!! Eu tb pensei a mesma coisa quando descobri... são ideias que defendemos há tempos, só que agora estão formatadas.
bjossss

MARCELO DALLA disse...

Jerusa:
Grato, querida!!!
Paz e Luz pra vc tb, pra todos nós!!!
bjo

Astrid Annabelle disse...

Somente hoje pude ler com calma a bela entrevista Marcelo. Não conhecia o autor e irei procurar ler algum dos livros indicados. Gostei muito. Parabéns aos dois.
Beijo grande
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Astrid!!!!!
Ahhh que bom que gostou. Tava sentido falta do seu coment por aqui. Esses temas são importantes e tem tudo a ver com nosso trabalho.
Os livros do Roger estão mais do que recomendados, tenho certeza que vai amar!!!!!
grande bjo

Tina disse...

Amigo amado, eu conheci o Roger pelas dicas de livro daqui e amigo,estou maravilhada, ele é muito bom, seus livros são ótimos...vou colocar essa entrevista no Semeadora , pq para mim, todos deveríam ler os livros desse escritor....Eu já estou no 4 livro e pretendo ler TODOS!
Com amor e toda a minha gratidão, Tina

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] cialis generika
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]comprare cialis[/url] cialis generico
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]comprar cialis[/url] comprar cialis contrareembolso
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis achat[/url] acheter cialis generique

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...