segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AS CORES E SEU SIGNIFICADO


VERMELHO
Palavras-chave: excitante, energético.
O vermelho está relacionado com o elemento fogo, é a mais forte das cores. Na natureza, o vermelho não é encontrado com muita freqüência; quando o vemos, ele nos transmite uma mensagem muito forte. Na China, o vermelho sempre foi considerado a cor da felicidade e da prosperidade. É uma cor de muito bom argúrio. No Oriente, as noivas ainda usam o vermelho, para atrair sorte do céu. Ovos tingidos de vermelho são distribuídos quando o bebê faz um ano de idade. O vermelho é inspirador, excitante e dinâmico. Pode nos dar uma enorme confiança.

O vermelho também pode ser a cor a ira. Ele é apaixonado e ardente, e pode criar confusão quando não é usado com sabedoria.

Deve-se usar o vermelho também nos aposentos que envolvam atividade e excitação. Uma sala de jogos ou uma sala de exercícios são bons exemplos disso. O vermelho aumenta a atividade física e a paixão carnal. Entretanto, pode causar insônia, quando usado no quarto de dormir.


LARANJA
Palavras-chave: aspiração, sociabilidade.
Laranja é uma cor social e sociável, com muito impulso e energia. Um pouco mais reservado que o vermelho, é uma cor bem humorada, agradável – mais exatamente, apaixonada. O laranja está relacionado com o elemento terra.

O laranja cria um pouco da excitação do vermelho, mas é como que apaziguado pelo amarelo. Isso faz com que ele seja uma cor bastante útil em aposentos onde as pessoas se reúnem bastante e batem papo. É interessante notar que o laranja também é mentalmente estimulante, e é uma boa escolha para áreas de estudo.


AMARELO
Palavras-chave: positividade, otimismo.
O amarelo é a cor do sol, que lança sobre nós sua energia, que confere vida. O amarelo é jovial, estimulante e alegre. Como proporciona estímulo mental a ele, muitas vezes é associado à obtenção de sabedoria. O amarelo pode avivar o aposento mais sombrio. Na antiga China, considerava-se o amarelo a cor do riso. O amarelo está relacionado com o elemento terra.

Sempre se considerou o amarelo como uma cor mentalmente estimulante, fazendo com que ele seja útil em áreas de estudos, ou em atividades criativas. Não exagere, porem, já que, em demasia, essa cor pode provocar dores de cabeça. O amarelo anima a atmosfera de u aposento e faz com que as pessoas se sintam felizes e divertidas, sendo, desse modo, uma boa escolha para aposentos destinados a entretenimento.


VERDE
Palavras-chave: paz, tranqüilidade, cura
O verde está bem no meio do espectro das cores, e é a cor da natureza. Proporciona sentimentos de paz, harmonia e tranqüilidade. Acalma e revigora a alma. Na China, considera-se o verde a cor da paz e da longevidade. O verde também está relacionado com a primavera, com ovas primícias e com o crescimento que advém de tudo isso, além de estar ligado ao elemento madeira.

O verde é repousante e tranqüilizador, fazendo com que ele seja uma cor apropriada para qualquer aposento usado para repouso e para dormir. O verde acalma a mente e elimina a tensão e a ansiedade.


AZUL
Palavras-chave: otimismo, segurança.
Na antiga China, o azul simbolizava as bênçãos divinas. E a cor do céu. Hoje em dia, ele está relacionado com a consideração,a Constancia e a verdade. É calmante, introspectivo e responsável. O azul esta relacionado com o elemento água.

O azul é tranqüilo e voltado para o intimo. Pode ser uma escolha muito boa, caso você tenha um aposento para meditar. Os azuis mais fortes, tais como o índigo, favorecem a espiritualidade e a intuição.

Diversas tonalidades de azul podem ser a escolha certa para o banheiro e o lavabo. Isso ocorre porque o azul está relacionado com o elemento água.


VIOLETA
Palavras-chave: Espiritualidade, ideais elevados.
O violeta usa a energia do vermelho, combinada com o otimismo do azul, para criar uma cor repousante que evoca uma sensação de encantamento. Não é de surpreender que as vestes episcopais sejam dessa cor, pois o violeta está fortemente associado com o lado espiritual da vida. Essa cor estimula a criatividade, o idealismo e o misticismo. A cor violeta pode ser inspiradora e encher a mente de sonhos, de como as coisas poderiam ser. Não é uma escolha muito boa para as salas de entretenimento, mas pode ser muito útil em aposentos onde se requer concentração.


DOURADO
Palavras-chave: dignidade, dinheiro.
Na China imperial, só o imperador e seus parentes mais próximos tinham permissão para usar mantos dourados. Por isso, ainda hoje se acredita que o dourado atrai honra e sucesso. O dourado é positivo e otimista, como o amarelo, mas expressa mais dignidade. No Oriente, ele muitas vezes é combinado com o vermelho, ara representar sorte e prosperidade. O dourado está relacionado com o elemento metal.


BRANCO
Palavras-chave: pureza, brilho.
O branco do vestido de noiva representa pureza e inocência. Nas artes marciais, aqueles que usam faixa branca são “inocentes”, porque estão apenas começando. Ele incentiva o amor pelos detalhes e representa uma mente desprovida de inquietações. É interessante notar que, no Oriente, o branco é usado nos funerais. Entretanto, ele também esta relacionado com a luz, que atrai o chi, algo muito desejável no feng shui. Ainda assim, no Oriente, a cor branca geralmente é acompanhada por alguma outra cor “viva”. O branco está relacionado com o elemento metal.


PRETO
Palavras-chave: Intensidade, formalidade, sofisticação.
O preto é a cor da noite. É difícil descansar num aposento que seja completamente preto e branco. O preto é, muitas vezes, considerado sombrio, mas, na verdade, pode nos ajudar a resolver os problemas de forma dinâmica e determinada. O preto está relacionado com o elemento água. No Ocidente, o preto é, muitas vezes, considerado uma cor negativa, até malévola. No feng shui, entretanto, o preto está relacionado com o dinheiro, e, conseqüentemente, pode ser uma cor bastante positiva.

Você precisa ser uma pessoa cheia de autoconfiança para incluir o preto no esquema de cores de sua casa. Preto e branco é uma combinação marcante, que geralmente funciona melhor em um ambiente de trabalho do que em casa. Se você, porém, está querendo afirmar algo, o preto pode funcionar muito bem na sala de estar, nos corredores e nos banheiros. Use-o de forma comedida para que ele cause mais impacto.

13 comentários:

MARIANGELA BARRETO disse...

Marcelo,seu blog é maravilhoso está entre os meus favoritos. este post está fantástico, mandalas belissimas.. parabéns!
grande abraço,
Mariangela

MARCELO DALLA disse...

Maariângela, fico muito feliz com suas palavras carinhosas. Agradeço, viu?
Aqui vc pode se sentir em casa e voltar sempre que quiser!!!
bjosssssss

António Rosa disse...

Marcelo,

Lindo texto, muito sugestivo e as pessoas podem aprender muito.

Abraço.

Dê Guimaraes disse...

Adoro seu blog cada vez mais...uma maneira clara e direta de se enten der os textos maravilhosos que escreve. Amo cada vez mais!!!

Eveline disse...

Oi Marcelo, tudo bem?
Muito legal o Post sobre as cores, adoro cores, acredito que elas fazem toda a diferença num ambiente.
Beijos

Alexandra11 disse...

Olá Má!
Nunca tinha visto mandalas tão lindas!!!!Parabéns, seu blog está maravilhoso!

Sarah Moustafa disse...

Gostei muito do seu espaço!

ja adicionei!

Visite o meu =)

http://lualibra.blogspot.pt/

Beatriz C. Ricardo disse...

Magnífíco !!!

Anônimo disse...

LINDAS CORES..........................
LINDAS DICAS....................
LINDO TEXTO E DICAS..................................
OS GEMINIANOS COSTUMAM SER MUITO VERSATEIS,............................E GOSTAM MUITO DO QUE FAZEM..................MUITO MESMO...........................E VOCE MARCELLO.......................NAO FOGE A REGRA NAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!FELIZ DIA,.............................PARABENS......................SUCESSO..................................SOLANGE........................

Daniela Scheifler disse...

Adorei as cores, a trilha, tudo! :-)

Suzany Porto disse...

Parabéns pelo post e pelo Blog. As mandalas são lindas.

DarkSphinx Dark disse...

Visto sempre de Preto mas a minha alma é Azul :)

DarkSphinx Dark disse...

Visto sempre de preto mas a minha alma é azul :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...