segunda-feira, 18 de julho de 2011

A QUADRATURA URANO-PLUTÃO


Urano segue em movimento retrógrado de 11/07 a 10/12/2011 no signo de Áries e forma quadratura com Plutão em Capricórnio. Considero oportuno um estudo sobre este importante, sério e turbulento aspecto que define o inconsciente coletivo de nossa época. Com certeza, um momento histórico de grandes mudanças.

Esta quadratura teve sua prévia em meados de 2010. Estará mais ativa nos seguintes períodos:
Julho a setembro de 2011
Maio a outubro de 2012
Abril / junho e outubro / novembro de 2015
Janeiro / março de 2016

Devemos ficar atentos a esta intensidade astral. Não pense que a inquietação que sente se deve só ao que estiver vivendo. Todos estamos mexidos. Porém, não vamos ficar paranóicos. Cada pessoa está vivendo na verdade um convite radical para que se aprimore no que lhe cabe.

A órbita de Urano em torno do Sol dura 84 anos. O planeta esteve em quadratura com Plutão no início da década de 30. Uma época de bancarrota mundial gerada pela quebra das instituições financeiras norte-americanas, com o grande crack da Bolsa de Valores. Foi também a época do surgimento do Nazismo. Mas os motivos deste cenário crítico são diferentes agora. Estamos em plena transição planetária, quando todas as mudanças e crises nos empurram para um grande despertar de consciência.

O novo ciclo entre Urano e Plutão se iniciou em meados de 1965 e início de 66, com a conjunção entre Urano e Plutão no signo de Virgem. Creio que todos se lembram das grandes mudanças culturais, sociais e políticas ocorridas na época. Assistimos ao “boom” da cultura de massas, com a popularização da música e da televisão, à perseguição declarada ao comunismo, ao início da ditadura no Brasil, entre outras coisas.

Esta é, portanto, uma quadratura crescente estre estes dois planetas. É o desdobramento de assuntos que foram iniciados com a conjunção. Uma ligação desarmônica que indica rupturas e agravamento de conflitos entre facções políticas, religiosas e sociais. O clima é de radicalidade, fica mais difícil conseguir acordos. Áreas ou questões que já sofrem com divergências se tornam ainda mais turbulentas.

Urano é associado à tecnologia. O uso de equipamentos obsoletos ou tecnologias mal adaptadas pode provocar acidentes de grandes proporções. Riscos maiores ao lidar com material radioativo e de fácil combustão. A própria natureza mostra seu poder através de fenômenos que desestabilizam a vida em algumas regiões.

A urgência de novas tecnologias, da implantação de fontes energéticas alternativas se torna ainda mais evidente. Seremos forçados pelas circunstâncias.

É tempo de desacomodação, de trocas bruscas, de saltos tecnológicos, de revolução. As antigas estruturas e hierarquias representadas por Capricórnio que insistem em se impor, entram em choque com os novos impulsos indicados por Urano em Áries. Poderemos assistir a fortes e dramáticos movimentos de libertação em muitas regiões mais oprimidas e dominadas.

Com o sextil entre Urano e Plutão em 1995 tivemos a popularização da internet. Este ciclo se harmonizará novamente a partir dos anos 20, com o trígono entre Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário. Teremos um grande e positivo desenvolvimento dos assuntos iniciados na década de 1960.

O astrólogo Elias Mendes, do blog MEGA ASTROLOGIA, diz em seu artigo URANO EM ÁRIES: “A crise que vivemos agora gera impulso para uma onda de crescimento ainda maior do que aquela que vimos com o sextil entre Urano e Plutão. Muito diferente do que ocorreu nos anos 30 e 40, quando a quadratura era minguante e levava para um sextil minguante, que representavam a finalização, morte e ruína de coisas outras iniciadas no século XIX quando ocorreu uma conjunção entre Urano e Plutão nos signos de Áries e Touro.”

Portanto, o alívio virá quando Urano estiver mais distante desta quadratura, já no terceiro decanato de Áries. Isso ocorre somente a partir de 2016. Muitas pessoas acreditam que de um momento para o outro em 2012, como num passe de mágica, o planeta passará para a quinta dimensão. Não é o que a Astrologia nos mostra. Toda transição histórica se dá de forma lenta e gradual, há muito trabalho pela frente.

Individualmente, o que podemos fazer?

Os caminhos se bifurcam. Cada vez mais se torna necessário saber muito bem o que se quer. O mais importante: é preciso coragem para sermos verdadeiros e consequentes.

É tempo de profundas transformações a nível pessoal. De conflitos internos entre nossa Luz e nossas sombras. Aquela parte de nós que já perdeu o sentido, mas que ainda resiste. É tempo de mudar, de deixar hábitos destrutivos para trás. De tomar aquela decisão que parecia uma impossibilidade. De assumir o que se pensa, deseja e quer.

De amar ainda que não sejamos correspondidos, ainda que as coisas não aconteçam como imaginamos. De amar principalmente a nós mesmos, tratar-nos com carinho, fortalecer nossa saúde. De aceitar que é possível eliminar condicionamentos, valores e costumes que já não funcionam mais e que nos conduzem ao sofrimento e à dor.

É de grande ajuda olhar em que casas de nossos mapas estão os dois planetas, para aprofundar a análise do ponto de vista pessoal.

Com criatividade, vamos transformar desafios em oportunidades de crescimento e aprimoramento. Vamos evitar o que não seja fundamental e belo. Tenhamos certeza de que o projeto humano para o planeta Terra é perfeito. Que ser humano, estar encarnado nesta Terra é um grande milagre a ser desfrutado.

Sejamos felizes!

Leituras indicadas:
POR JOÃO MEDEIROS
OS ENCONTROS DINÂMICOS ENTRE PLUTÃO E ÚRANO e
ÚRANO INGRESSOU EM CARNEIRO/ÁRIES 
no blog COVA DO URSO de Antônio Rosa

500 BORBOLETAS E NÓS  no blog ASTROLOGICAMENTE de Ana Cristina

23 comentários:

Daniela do Carmo disse...

Excelente perspectiva desse aspecto importante. Tenho visto como estamos todos meio doidos, acho que estamos sentindo tudo isso e você ajudou a compreender por quê.

Como leiga, acrescentaria que a gente pode olhar em que casas de nossos mapas estão os dois mapas, para aprofundar a análise do ponto de vista pessoal, não coletivo. Faz sentido?

ॐ Hanah ॐ disse...

Marcelo,
Quão importantes são essas informações para todos nós !!!!

Um grande Bem hajas !!!

Beijos ...

Hanah

MARCELO DALLA disse...

Daniela: Exatamente! Até acrescentei o que disse no texto. Grato pela dica!!! És uma leiga antenada! :)

bjosss

MARCELO DALLA disse...

Hanah: tb considero esta compreensão fundamental pra todos nós!
Grato, querida.
bjosssss

Li disse...

Realmente explica todo esse "furacão" que estamos atravessando, tanto no coletivo quanto no pessoal. Na verdade, estamos mesmo em um processo de mudança... é chegada a hora de fazermos nossas escolhas e para isso, é preciso "coragem"!
Beijo grande!
Li

Marília Gambi disse...

Nossa, realmente período de rupturas, embora o céu de hoje também indique um momento de sonhar e realizar os sonhos... Momento dúbio, e bifurcado, como você mesmo disso!

Beijoos

Astrid Annabelle disse...

Estou sentada na estratosfera admirando a bagunça que anda ocorrendo n Terra...coisa de louco sÔ!!!!! E isso que eu não vejo TV!!!
Belíssimo texto..só mais uma vez...
Beijão Marcelo e parabéns!
Astrid Annabelle

Paula disse...

MARCELO SAUDADES !!!
O JEITO É DESAPEGAR E PARTIR PARA ACÃO COM BASTANTE DETERMINACÃO. PORÉM NESTE PROCESSO A DOR É INEVITÁVEL !! VAMOS QUE VAMOS !! BJOS

MARCELO DALLA disse...

Li: coragem e força de vontade!!! Estamos todos no mesmo barco!!!
Outro bjo grande!!!

MARCELO DALLA disse...

Marilia: É tempo de estabelecer conexão com nosso Divino Poder, com nosso Eu Superior!!!
bjossssss

MARCELO DALLA disse...

Astrid querida: Gratíssimo, fico feliz que gostou. Vou te visitar já!!!
bjossssss

Luisa disse...

Oi Marcelo, como ja "fui" dito anteriormente, não entendo astrologia, mas curto e acredito... Isto que voce postou hoje, é uma coisa que venho sentido, acho que minha vida inteira, essa coisa do questionamento, sair da zona de conforto, desapegamento de material, emocional e ate fisico....as vezes eu fico escondidinha pra não ter que decidir, não pensar, mas dai vem uma chuva, me destelha e a vida me olha dizendo: e ai? vai tomar uma decisão na sua vida, ou vai deixar que outro tome?. Que fazer né? enxugo a lagrima, respiro fundo e sigo...Depois que passa, tudo bem, ate da para rir, mas na hora, aff. que vontade de ficar no escurinho escondidinha na concha...rs.. Beijos querido...como sempre, seu texto super didatico...

MARCELO DALLA disse...

Paula: saudades tb, querida! Pois vamos tratar de minizar ao máximo essa dor com muito amor e conscência.
Trabalhemos!!!!
grande bjo

MARCELO DALLA disse...

Malú: é exatamente isso que Urano e Plutão fazem conosco. Nos tiram da zona de conforto e nos cobram mudanças, às vezes de forma drástica. Temos que aprender a colaborar com eles!!!!!
bjo

Dallablog disse...

È assim que estou como a Malu, comentou a vida esta me conduzindo, e cobrando definições em algumas aréas, é no geral tudo esta muito conturbado, mas a busca de melhorar a cada novo dia o conhecimento para poder viver a plenitude de cada novo dia com a certeza de que estamos no caminho de muitas transformações, e confiantes de que tudo vai acrescentar maior condições de convivencia uns com os autros, é tempo de amar, compreender se doar,crescer como seres que somos.Parabéns belo trabalho.

Atravessada disse...

Marcelo, muito obrigado!
Qdo não consigo explicar o que sinto sempre recorro à astrologia e estava assim qdo entrei no seu blog, que sigo e me encontrei perfeitamente na quadratura Urano/Plutão e pude entender melhor meus sentimentos.
Tenho os 2 em conjunção na casa 2, dos valores e acho que não preciso dizer mais nada.
Só queria agradecer, muito!
Muito mais luz e todas as bênçãos!

Unknown disse...

Marcelo,

Adorei o seu artigo. Muito bem analisado e exposto. É isso mesmo: ninguém fica imune a este movimento.

Ao chegar ao fim da leitura encontro links ao Cova. Muito agradecido. Vou partilhar agora no FB e no Google+.

Grande abraço,

António

Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução disse...

Oi Marcelo,
Sensacional o post! Mais uma vez, muito obrigada por partilhar.

É incrível mesmo notar como essa quadratura está agindo tão diretamente, tanto na sua forma micro, quanto na macro.

Na micro, vem dando o(s) "tranco(s)" necessário(s) à cada pessoa, obrigando a se encarar valores e padrões mentais, emocionais, psíquicos, espirituais ou materiais que não estão servindo mais, ao mesmo tempo em que sinaliza novas possibilidades, direcionamentos e perspectivas na vida de cada um.

Já no macro, a manifestação da quadratura também vem mostrando o aceleramento da expansão do inconsciente e do consciente coletivo, que clama há muito tempo por grandes mudanças.

Parece mesmo que estamos nos primórdios de uma nova era.

Como você bem mencionou, provavelmente a tecnologia servirá como uma das ferramentas para ampliar a conscientização e a mobilização global.
Um movimento aparentemente organizado já está em andamento. Ele se chama "Anonymous" e parece ter se desdobrado do WikiLeaks (que ficou conhecido em 2010).

O Anonymous se auto-intitula apenas como "Uma Idéia" e que conta com uma "Legião", cujo propósito é desmarcarar corruptos, crimes, abusos, mentiras e maracutaias de governos, instituições, corporações etc., de todos os tipos e em todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil. Claro!

Seus objetivos são construir um novo tempo na terra, de total transparência, provocar o saneamento da hieraquia atual no planeta, bem como derrubar as suas leis, feitas somente para atender as suas próprias conveniências e interesses. Querem virar o jogo, dando lugar à democracia real, onde a vontade, as necessidades, os direitos e os deveres do povo realmente virão a prevalecer.

Se alguém quiser saber mais pode começar assistindo esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=eCvoWqy2bCI&feature=related
Mas tem muito mais coisa na internet a respeito desse movimento.

Fico aqui pensando que, se essa tendência estiver correta, podemos entender que a "guerra" ao que tudo indica, vai começar virtualmente, através da ação e intervenção de uma elite de hacckers e se dará através da internet, com a revelação de segredos, até então insondáveis.

É evidente que se isso de fato acontecer, vai gerar muito incômodo nos poderosos, cuja reação pode ser a de aplicar mais repressão contra tudo e contra todos.

O jeito é estar aberta ao que virá, sempre agradecida pela benção de cada dia vivido nessa linda e acolhedora casa chamada Terra, acreditando com a fé e esperança renovadas que a cada dia será sim um dia melhor para se viver aqui.

Desculpe pelo tamanhão do texto e se ele seguiu duplicado, pois deu um erro durante o primeiro envio.

Beijos,

KELLY LUZ - Psicioterapeuta disse...

Ao acompanha seu trabalho me apaixono cada dia mais por astrologia...Nossa, estou até assustada, pois tinha uma postura de deixa a vida me levar. Agora estou fazendo uma faxina na vida, tomando decisões que tinha muito adiadas...Muito obrigado pelas dicas de sempre...

Anônimo disse...

Oi Marcelo! Que bom vc ter compartilhado novamente esse artigo muito esclarecedor. Com urano ainda retrógrado é um ótimo momento para tomar fôlego e redefinir as mudanças internas que precisamos realizar, porque pelo visto a partir de maio/2012 o bicho vai pegar e será melhor pegar o bicho antes =) É isso, transmutar e aprender pelo amor, pois pela dor é muito pranto e ranger de dentes pro meu gosto rs
beijos querido!
Bia

Fernanda Luz disse...

ufa, amigo, frequentemente vejo meus amigos reclamando de determinados "sintomas" que parecem estar solapando a todos invariavelmente.Sempre bom recorrermos à Astrologia para que observemos com mais clareza do que se trata.Paz, Luz e Proeperidade.(Fernanda Luz)

AmandaGambale disse...

Que lindo! :)

espaço terapia alternativa disse...

O que mais me chamou atenção nas duas postagens sobre 2014 foi: "é preciso coragem para sermos verdadeiros e consequentes.", não por repetir várias vezes, mas por ser verdadeira,nobre e de muita dignidade!!! Muito bom os artigos...grata!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...