quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PREVISÕES ASTROLÓGICAS PARA 2016


Olá, amigos!
Como já é de praxe nos últimos anos, não posso deixar de escrever algumas linhas gerais sobre os principais movimentos astrológicos de 2016. Queremos saber se teremos um ano melhor, mas nós é que temos que nos esforçar pra sermos melhores. Tudo parte de nós. O céu indica as lições, os temas em evidência para determinado período. E sempre temos lições, pois o aprendizado é eterno. Pretendo ser sucinto, pra que o texto não fique muito longo. Aviso desde já que não farei previsões específicas pra cada signo.

O ano astrológico terá início do dia 20 de março à 1h30 (horário de Brasília), com o ingresso do Sol em Áries. Será um ano regido pelo Sol, o planeta da consciência, da clareza, da confiança, da expressão individual. Teremos pela frente um ano ideal para cultivarmos ainda mais o autoconhecimento e a expansão da consciência. Para descobrirmos e investirmos em nossas qualidades e capacidades, nossos dons e talentos que nos fazem ÚNICOS, para expressarmos nossa criatividade e nossa individualidade, seguindo o caminho do coração.

O caminho do autoconhecimento nos leva a uma reforma íntima. O ego deve se desenvolver para vencer o caos da instintividade. Os desejos, as paixões e emoções inferiores devem ser transformados, domados. Orgulho, vaidade, egoísmo, soberba, dramaticidade, autoritarismo e arrogância devem ceder lugar para a autoestima, a generosidade, a transparência, o brilho pessoal, a autonomia, a dignidade, a honra, a espontaneidade, a criatividade, a nobreza de caráter e de espírito.

A consciência de si mesmo traz essas recompensas: a reconexão com o propósito de  alma, o caminho do coração, o caminho do amor. Portanto, acredito que neste ano ficará mais evidente quem está nesse caminho, quem não está. Quem age com consciência, ou quem insiste no egoísmo e na ignorância. Recomendo um artigo com mais detalhes sobre o Sol aqui.


Além disso, durante este ano teremos um grande aprendizado: crescer aos poucos, passo a passo, com planejamento, estrutura, economia, atenção aos detalhes, objetividade e conhecimento de causa. Precisamos aprender a simplificar a vida, a otimizar os recursos, a aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Precisamos desenvolver a responsabilidade e a sustentabilidade. Essa é uma tendência que já estava em evidência no ano passado e estará ainda mais forte em 2016.

JÚPITER/SATURNO
No momento da entrada do Sol em Áries, Júpiter estará retrógrado, em quadratura com Saturno. Este aspecto indica que devemos ajustar a busca de expansão e crescimento com a realidade, os compromissos, as dificuldades e os desafios. Não dá pra crescer a qualquer custo, comer etapas, passar por cima das necessidades mais básicas, tanto individuais, quanto planetárias. Exageros, desperdícios e excessos podem trazer ainda mais prejuízos. Os avanços se dão a passos pequenos! Prometo analisar com mais destalhes esse mapa quando estivermos mais próximos da data.

JÚPITER/PLUTÃO
De março a julho Júpiter formará um trígono com Plutão. este é um aspecto favorável, que nos ajuda a perceber o que deve ser transformado, curado e restaurado pra que possamos avançar. Essa combinação também ajuda em recuperações e resgates. Fica mais fácil quitar débitos, acertar contas, regularizar pendências, conseguir patrocínios, bolsas de estudos e financiamentos.

JÚPITER EM VIRGEM
Júpiter ingressou no criterioso Virgem em 12/08/15, expandindo os temas relativos a esse signo. Ficará por lá até 9/09/16, quando ingressará em Libra. Repito aqui o que já havia escrito no ano passado.

Júpiter é o antigo regente de Peixes, signo oposto. Portanto, essa posição não é muito confortável pra este planeta. Virgem é relacionado ao senso de realidade, ao pragmatismo, à crítica, ao serviço bem feito, aos cuidados nos detalhes. Júpiter quer dinamismo, grandes visões, espaço e fé. O desafio é aliar a fé com o raciocínio, pois Virgem não perdoa falhas e só crê no que é palpável. É preciso aprender com o dom da obervação, reconhecer os erros que comprometem a qualidade do que produzimos e do serviço que oferecemos.

Nossos pés devem estar mais fincados no chão. Só vamos crescer se aprimorarmos a rotina, os cuidados com a saúde, a higiene, a alimentação. Se soubermos cultivar as virtudes da simplicidade, da praticidade, dos valores éticos e morais. Nossos ideais devem se apoiar nos alicerces do trabalho cotidiano, de tudo que seja produto do esforço, do aprimoramento das técnicas e da experiência empírica.

JÚPITER RETRÓGRADO de 9/01 a 10/05/16.
Essas tendências ficam ainda mais evidentes com a retrogradação de Júpiter em Virgem, que vai evidenciar as falhas e pedir revisões nesses assuntos. Teremos um bom período para organizarmos nosso dia-a-dia com mais critério. Quem viaja na maionese e alimenta sonhos distantes, difíceis de serem realizados pode se desiludir, cair na real.

Aprendizados: mais  rigor na escolha dos alimentos, na qualidade nos produtos e serviços que consumimos. O destaque vai para medicamentos e terapias naturais, o desenvolvimento da percepção de que a nutrição está associada à saúde e à cura. Nada de fazer mal feito ou com má vontade! Logística, capricho, zelo, bom acabamento, prestatividade, eficiência, contabilidade, controle de qualidade, precisão e serviços técnicos ficam favorecidos.

Outros temas em evidência:
- Revisões em posturas dogmáticas, daqueles que se acham o dono da verdade.
- Revisões em assuntos jurídicos, que podem apresentar mais lentidão.
- Não é um bom período para encaminhar processos na justiça. Caso seja absolutamente necessário, é melhor contar com atrasos nesses assuntos.
- Eventos esportivos ou culturais de grande porte deixam de contar com as benesses desse planeta.
- Intercâmbios com regiões distantes pedem mais cuidado, revisões e atenção.
- Devemos diminuir nossas expectativas em relação ao progresso e expansão de projetos ou de empresas. - - Cuidado para não pecarmos pelo excesso de confiança.
- Bom  para viagens de resgates, regressos e reencontros do passado, para revermos assuntos em regiões distantes.
- Bom também para revisões e reorientações religiosas, espirituais e filosóficas.

JÚPITER EM LIBRA
A partir de 9 de setembro Júpiter expandirá os temas relativos ao signo de Libra, fortalecendo os comportamentos, pessoas e países regidos por esse signo. Ficará por lá até 10/10/2017.

Parcerias, acordos, sociedades, coalizões, uniões e associações ficarão favorecidos. Soluções diplomáticas prometem trazer melhores resultados do que confrontos e medidas radicais. Excelente período para investirmos em nossas habilidades sociais, para expandirmos as amizades, buscarmos parcerias, formalizarmos uniões.

Libra representa o caminho do meio, o equilíbrio, a ponderação. Teremos um período melhor para a justiça, cresce o que for justo. Tempo bom para harmonização diferenças e intermediação de conflitos. Bom período também para a DEMOCRACIA.

Ficam favorecidos os segmentos ligados ao design, à estética, decoração, cosméticos, moda, beleza, procedimentos estéticos em geral. Ficaremos todos mais inspirados para harmonizar a vida, buscarmos mais arte, harmonia e beleza em todos os sentidos. A arte do relacionamento também ganhará evidência com mais encontros e casamentos! Compartilhar e fazer à dois tende a trazer mais prosperidade do que ficar só.

SATURNO EM SAGITÁRIO
Saturno transitará por Sagitário até 21/12/17. Saturno é o mestre que cobra competência por onde passa. Fala de estrutura, controle, limite, da realidade nua e crua. Pede determinação, responsabilidade, dever, mostra o que é preciso ser corrigido, muitas vezes às custas de dificuldades. Sagitário é o signo dos altos ideais, do mundo sem fronteiras, das viagens, dos estudos superiores, do sacerdócio, das religiões.

Esta é a grande tendência do ano: cortar as asas da expansão sem controle. Cultivar a noção da realidade para que nossos vôos sejam mais bem sucedidos. Sonhamos com mundos distantes, mas precisamos aprender a superar as restrições para chegar aos destinos traçados com maturidade.

Saturno vai trazer mais exigências quanto á qualidade dos estudos e atividades que exijam inteligência. Nos assuntos relacionados ao saber e ao desenvolvimento espiritual. Os sacerdotes e dirigentes espirituais que fazem seu trabalho de forma irresponsável podem contar com a cobrança deste planeta. Os mestres e professores também.

A ideia é expandir, crescer, produzir avanços pouco a pouco. Crescer direito, de forma segura e duradoura. Os países, as empresas e as pessoas que têm feito seu dever de casa podem se beneficiar com melhores índices de expansão. Questões éticas tendem a ser tratadas com mais seriedade. Crescer "a qualquer preço" é uma ideia que se torna cada vez mais contraproducente.

SATURNO RETRÓGRADO de 26/03 a 14/08/16
Por falar em cortar as asas do crescimento sem controle, durante este período será preciso ainda mais cuidado e cautela ao fazer investimentos de longo prazo. Mais responsabilidade em relação a prazos e compromissos. Mais estudos e planejamentos antes de tomar grandes decisões, como mudar de emprego ou inaugurar uma empresa.

O que viemos construindo nos últimos tempos estão assentados em bases sólidas? ESTRUTURA é uma das palavras-chave de Saturno. Então, tudo o que não estiver bem estruturado deve ser revisado. Quem for inaugurar uma empresa deve se certificar que tudo está nos conformes.

Na verdade, com Saturno retrô, não é o período ideal pra isso. Mas, se não tiver outro jeito, vale consultar um astrólogo de confiança pra escolher uma data de inauguração com outros aspectos benéficos, que compensem a retrogradação de Saturno. Isso se chama ASTROLOGIA ELETIVA.

Saturno pede também melhor aproveitamento de recursos. Muito tem se falado da crise hídrica, por exemplo. Uma pergunta: dá pra crescer, construir, expandir, sem os recursos básicos e elementares garantidos? Outra questão importante: a responsabilidade com a EDUCAÇÃO. Dá pra crescer sem investimentos na educação?

SATURNO/NETUNO
Essa quadratura vem desde Outubro de 2015 e se prolongará até setembro de 2016. Pega mais pra quem tem seus sonhos muito distantes, muito aquém da realidade. É maravilhoso sonhar, o mundo é dos sonhadores... mas os sonhos devem ser realizáveis. Caso contrário, se tornam fuga, ilusão, devaneio. Pra que os sonhos sejam realizáveis é preciso empenho, dedicação, perseverança, disciplina, comprometimento. Assuntos de Saturno!

Esta quadratura traz lições sobre falta de fé, pessimismo, medo, insegurança, A realidade nua e crua (Saturno) é preciso ser equilibrada com a vontade de sonhar, fantasiar, transcender. Precisamos limpar enganos, ilusões. Rever a forma como distorcemos nossa noção do mundo, a vontade de fugir da realidade, a forma como manisfestamos compaixão, como nos conectamos com o mundo espiritual e alimentamos ideais elevados.

Mas o medo e o pessimismo também são escolhas nossas. Muitos se deixam levar pela onda (Netuno) de desencanto e desânimo (Saturno negativo). Outros tantos buscam estruturar soluções com mais competência (Saturno positivo). Buscam fazer seu trabalho e ajudar com esperança e ideais elevados (Netuno), fazendo o que é possível e está ao alcance. Repito: a escolha é nossa!

ECLIPSES
Os eclipses nos empurram para mudanças e libertações. Estejamos preparados para essas datas:
ECLIPSE SOLAR – 08/03 em Peixes
ECLIPSE LUNAR – 23/03 em Libra
ECLIPSE SOLAR – 01/09 em Virgem
ECLIPSE LUNAR – 16/09 em Áries

Também falarei detalhadamente sobre os eclipses em ocasiões mais próximas dessas datas. Costumo sempre avisar que não é bom estarmos assoberbados, com agenda cheia e sem espaço para manobras nas proximidades destes eventos. Vale se programar para desacelerar e pegar leve nestes dias, ok?

MERCÚRIO RETRÓGRADO
Deixo também as datas de Mercúrio retrógrado pra nos programarmos. O planeta da comunicação fica retrógrado em média 3 vezes por ano e durante 3 semanas. A comunicação fica truncada, assuntos burocráticos tendem a apresentar problemas. Melhor evitar assinar contratos, cirurgias, eventos e viagens importantes nessas datas, pois a chance de repensar e mudar de ideia fica maior no período.

De 05 a 26/01
De 29/04 a 23/05
De 31/08 a 23/09
De 20/12 a 08/01/17

Para finalizar, lembro que esta é uma análise geral. Para diagnósticos mais precisos e individuais, vale consultar um astrólogo de confiança. Quem quiser ler previsões astrológica para cada signo, pode conferir o trabalho da colega Titi Vidal - aqui.

Desejo a todos sucesso, prosperidade e alegria em 2016. Que possamos nos desapegar de nossos valores egóicos, de nossos valores materialistas, de nosso egoísmo, de nossa imagem idealizada, nossas máscaras, nossa zona de conforto... Que aprendamos a amar com compaixão. Que possamos ser o recipiente onde o AMOR possa Ser e se manisfestar nesse mundo!

Já temos uma agenda de ventos preparada para os primeiros meses: teremos workshops de Astrologia e Xamanismo no sul de Minas e em São Paulo. Também um retiro no Carnaval. Quem quiser pode conferir tudo aqui.

Sejamos felizes!!
As dicas para cada signo estão na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
As informações sobre consultas astrológicas particulares estão aqui - http://www.marcelodalla.com/2011/01/servicos-de-astrologia.html

6 comentários:

Matemática Divertida disse...

Gratidão.

Astrid Annabelle disse...

Seus textos são uma riqueza meu querido Marcelo♡
Desejo para você uma coleção de instantes mágicos nesse novo tempo!
Beijo grande
Astrid Annabelle

disse...

Marcelo, sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos me ajudam muitas vezes a encontrar o meu norte, em outros momentos me fortalecem, me faz mais tolerante, mais paciente, mais amorosa, mais confiante...Gratidão, esta é a palavra que me vem à mente(e ao coração) quando leio seus artigos.
Abraços
Beth

Unknown disse...

Gratidão,irmão !

* Edméia * disse...

*Obrigada pelas informações, querido Marcelo Dalla !!!

* Ótimo 2016 para você !!!

* Namastê !!!

Unknown disse...

Adorei o seu blog! Parabens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...