terça-feira, 31 de dezembro de 2013

REFLEXÕES ACERCA DA PROSPERIDADE E DA ABUNDÂNCIA - CONCLUSÕES FINAIS


Olá, amigos!
Esta é a quinta é ultima parte de uma série de posts com reflexões acerca da ABUNDÂNCIA  e da PROSPERIDADE. 
A primeira parte está aqui.
A segunda parte está aqui
A terceira parte está aqui.
A quarta parte está aqui.

O UNIVERSO ORACULAR
Podemos esperar receber uma coisa num momento determinado e ela não chegar nesse tempo. Isso pode parecer um fracasso. Mas com a fé e a consciência ampliada, percebemos que o fracasso é só aparente. Seguimos em frente, sabendo que podemos receber algo muito melhor e que, no fim das contas, o fracasso aparente é na verdade um grande sucesso.

Mais um motivo para cultivarmos a gratidão. Cada situação nos traz grandes aprendizados que a visão estreita e limitada do ego pode não compreender num primeiro momento. Depois percebemos que oportunidades muito melhores nos aguardavam. Oportunidades que não levávamos em conta e que a Mente Superior nos reservava. 

Com  uma consciência ampliada, percebemos também que o mundo que nos cerca é oracular. Fatos externos confirmam ou advertem, o tempo todo. Nada acontece ao acaso. Ficamos atentos às "coincidências", que na verdade são sincronicidades a apontar o caminho. É assim que o Universo se comunica conosco. Encontramos as pessoas certas no momento certo, vamos à livraria e encontramos um livro que precisávamos, ligamos a TV e ouvimos a resposta para uma dúvida. 

Aprendemos a nos manter abertos a nossos sonhos. Sonhos são comunicações do inconsciente, que sempre nos traz uma mensagem. É uma ponte para a mente consciente. O mestre Osho nos diz que a análise não tão é necessária para entender os sonhos porque ao analisarmos o sonho, o consciente novamente entra no comando. Ele tenta dissecar e analisar, tenta forçar significados que não são os significados do inconsciente.

O inconsciente usa uma linguagem poética. O significado é muito sutil e não pode ser encontrado pela análise. Ele somente pode ser encontrado se começarmos a aprender a linguagem do sonho. Assim, o primeiro passo é estar aberto a ele.

Osho nos ensina: "Quando você tiver um sonho que parece significativo - talvez violento, um pesadelo, mas você sente que há alguma importância nele - pela manhã, ou mesmo no meio da noite, antes de se esquecer dele, sente-se em sua cama e feche os olhos. Esteja aberto ao sonho e diga-lhe: - Estou com você e estou disposto a ir até você. Conduza-me para onde você desejar me conduzir, estou disponível. 

Entregue-se simplesmente a ele. Feche os olhos e mova-se com ele, desfrute-o, deixe que ele se revele. Você ficará surpreso com os tesouros que o sonho está ocultando e perceberá que ele continua a se revelar."

PROSPERIDADE MATERIAL + PROSPERIDADE ESPIRITUAL
Ao ampliar a consciência percebemos que somos o resultado do pensamento de uma Consciência Cósmica que permeia, penetra, e preenche os interespaços do universo. Somos co-criadores e, se seguimos em harmonia com as leis da natureza, podemos criar positivamente a nossa prosperidade.

Deixamos então a postura competitiva e egoísta de lado, pois de outro modo não poderemos estar em harmonia com a natureza, que é sempre criativa e nunca competitiva. Mantemos uma gratidão vívida e sincera para com os benefícios que nos são conferidos a cada instante. 

Ao criarmos uma imagem mental bem definida das coisas que desejamos conquistar, fazer, ou nos tornar, cultivamos também a profunda gratidão por tudo isso que está por vir. Aprendemos a vislumbrar o futuro como realidade presente, como se já tivéssemos tudo de que precisamos, como se tudo estivesse aqui e estará, porque é nosso desejo em manifestação. 

Temos o costume de dizer "quando eu fizer isso, quando eu tiver não sei o que" e adiar para um futuro indeterminado a consecução de nossos planos. Aos poucos vamos deixando este velho modelo para trás e agimos como se tudo já estivesse concretizado - porque está a partir do momento em que pensamos nisso - e percebemos como as coisas se manifestam mais positivamente em nossas vidas.

O truque, o segredo, é dar tudo como resolvido, como criado, como estabelecido e existente. A casa nova, imaginem-na pronta, ou comprada, vocês morando nela e experimentando toda felicidade e prazer que isso trará. Podemos visualizar o projeto do trabalho pronto, folheá-lo como se já estivesse fisicamente em nossas mãos. As coisas todas que desejamos, declaramos ao Universo a realidade da manifestação delas. Isso é viver no presente, é nos colocarmos numa situação em que tudo de que precisamos já existe, é real. 

Postergar os projetos, projetar tudo no condicional só vai arrastar ainda mais para a frente aquilo de que precisamos. Com essa simples prática vemos como elas se manifestam mais concretamente em nossas vidas. Isso é viver no presente, o presente abundante, o presente de todas as realidades manifestadas, o presente de todas as possibilidades, de todas as portas abertas, de todas as chances de tudo acontecer. 

Vale repetir mais uma vez sobre a importância de respeitarmos o livre-arbítrio. Sejamos independentes dos outros para deixar o presente fluir. Cada momento é um nó de energias que se combinam, interpenetram e levam a outras realidades. É tão maravilhoso e complexo contemplar como as coisas acontecem na vida. Se isso pudesse ser desenhado, seriam realmente nós, feixes de energia se cruzando e criando situações a cada momento. 

Podemos participar e assumir o controle, se é que se pode dizer assim, desses feixes que se cruzam em cada momento da vida e conduzir essa história como desejamos, desde que nossas escolhas não interfiram com o livre arbítrio dos outros. 

Muitas de nossas escolhas implicam nas escolhas dos outros, em invadir o que eles querem para sua própria vida. Por isso também é que não dá certo, e a partir do momento em que nossas escolhas não dependerem de os outros fazerem isso ou aquilo, serem isso ou aquilo, as coisas darão muito mais certo na vida, pois na verdade a nossa vida depende somente de nós mesmos. 

É importante deixar que o outro escolha o caminho dele, deixar que faça as opções dele, que ele seja como quiser ser. Não podemos tentar interferir nisso. Não podemos condicionar nossa felicidade às escolhas dos outros pois isso torna tudo mais difícil. E vemos isso constantemente, não é? As pessoas condicionam a sua felicidade à concordância dos outros: "se fulano for assim, se fizer isso, se me quiser." Não podemos dirigir a vida alheia, apenas a nossa. 

Deixemos que o Universo arranje e combine os cruzamentos entre as pessoas, isso é tarefa para uma inteligência muito acima do que podemos conceber. É tão bonito intuir e imaginar a maneira perfeita e amorosa como a Inteligência que Governa o Universo arranja as nossas vidas harmoniosamente, no sentido de promover as experiências necessárias ao nosso crescimento. É muito belo e comovente pensar sobre isso.

O QUE É ABUNDÂNCIA, AFINAL?
ABUNDÂNCIA é o livre fluxo de saúde, dinheiro, amor, alegria, prazer... É o livre fluxo do DAR e RECEBER. Se não há movimento, se os caminhos estão fechados, é porque algo em nós sabota este processo. É porque estamos desconectados com a abundância infinita que vem da FONTE, estamos nadando contra a corrente das leis naturais. Reter só para si é bloquear esse fluxo. 

Se somos seres espirituais vivendo experiências na matéria, na verdade não somos donos de nada. Aqui somos apenas ADMINISTRADORES. É importante lembrar que, quanto mais dinheiro passa por nossas mãos para administrá-lo, maior é a responsabilidade também.

Um resumo das lições a serem assimiladas:
- Agradecer ao invés de se queixar
- Sentir-se realmente merecedor das coisas boas da vida.
- Cultivar clareza sobre o propósito de vida, buscar autoconhecimento e expansão da consciência.
- Cultivar senso prático, perseverança e disciplina, não dá pra ficar só na fantasia
- Praticar a reprogramação mental com afirmações positivas
- Também não dá pra manifestar abundância sem cultivar CRIATIVIDADE

Hoje temos uma abundância de conhecimentos e terapias à nossa disposição, que não eram disponíveis ou acessíveis no passado: Florais, Astrologia, Reiki, Radiônica, Cristais, Aromaterapia, Cromoterapia, Xamanismo e outras tantas. As informações também estão à disposição na internet ou em qualquer banca de revistas. Portanto, só não busca quem não quer. Não há desculpas para manter-nos ignorantes. 

AMOR - A CAUSA MAIOR
No fim da contas, pra quê tudo isso? Pra que viver, trabalhar, buscar prosperidade? Pra que acordar todos os dias? Acredito (e confirmo essa crença a cada dia) que somos seres espirituais. Decidimos viver a experiência na terceira dimensão, viver a ilusão da separação para aprender realmente o que é o AMOR (se você não acredita nisso ou não concorda, sinta-se livre pra mudar de canal).

Na medida em que experimentamos a vida, vamos descobrindo que o amor é a cola do Universo. É a matéria-prima. É a ferramenta essencial que cria, sustenta e busca unificação. O amor quer fundir-se e não isolar-se. O amor não conhece fronteiras, não conhece obstáculos. O amor transmuta. Transforma o tu em eu, e o eu em tu. Implica em receptividade e abertura para deixar entrar tudo aquilo que até então era exterior. É uma aceitação que não tem limites nem imposições, é incondicional.

O símbolo desse amor oniabrangente é o próprio amor de Deus/Deusa, da Fonte, do Universo ou como queiram chamar. Neste contexto, dificilmente cabe a ideia de que Deus faz diferenças ao distribuir Seu amor. Deus - a Unidade - não diferencia entre bom e mau, e é por isso que Ele é o amor. O Sol irradia seu calor para todos os seres humanos e não distribui seus raios segundo o merecimento.

O amor quer tornar-se uno com o Universo inteiro e, enquanto não conseguirmos isso, não teremos concretizado o amor. Enquanto o amor ainda for seletivo, não será verdadeiro, pois o amor não separa nem quer possuir nada. Ele quer apenas irradiar-se. É a nossa busca pela felicidade. Estamos todos predestinados a nos unir a Deus, a retornar a Ele, na medida em que vamos aprendendo a amar. 

No fim das contas, colhemos o que plantamos. Essa é uma Lei Universal, não é utopia. Mas os erros são na verdade experiências e sempre temos uma nova chance. Eis a beleza por trás de tudo.

Concluo este estudo com um exercício do OSHO:
"Logo de manhã, imediatamente após acordar, imagine-se tremendamente feliz. Saia da cama muito feliz – radiante, fervilhante, expectante – como se algo perfeito, de valor infinito, fosse acontecer hoje. Levante-se da cama com um humor positivo e esperançoso, com o sentimento de que o dia não vai ser um dia comum, de que algo excepcional, algo extraordinário, o espera; há algo a aproximar-se. Experimente; e lembre-se disto repetidamente ao longo de todo o dia. Dentro de sete dias verá que o seu padrão, o seu estilo, toda a sua vibração mudou. 

De noite, quando for dormir, imagine apenas que está a cair nas mãos divinas... como se a existência o sustentasse; imagine que está ao colo da existência, adormecendo. Visualize isto e adormeça. Uma coisa a reter é que deve continuar a imaginar e deixar que o sono venha, de modo a que a imaginação entre no sono; eles sobrepõem-se.

Não imagine nada negativo porque se as pessoas que possuem uma capacidade imaginativa imaginarem coisas negativas, elas começam a acontecer. Se pensar que vai adoecer, ficará doente. Se pensar que alguém o vai tratar mal, essa pessoa irá mesmo tratá-lo mal. Será a sua própria imaginação a criar a situação. Assim, se lhe ocorrer uma ideia negativa, transforme-a imediatamente num pensamento positivo. Diga-lhe não. Deixe-a imediatamente; largue-a.
Dentro de uma semana começará a sentir-se a ficar muito feliz - sem qualquer motivo."
OSHO

Desejo SUCESSO, AMOR, PROSPERIDADE E ABUNDÂNCIA para todos nós. 
Sejamos felizes!!!

8 comentários:

Beth _Betina disse...

oi MARCELO FICO ENCANTADA COM SEUS TEXTOS E CADA VEZ QUE LEIO DESCUBRO MAIS COISAS...
VOU INCLUSIVE COMPARTILHAR PODE??
ABRAÇOS E QUE VC SEJA MUITO FELIZ POIS ESTÁ FAZENDO MUITAS PESSOAS MAIS FELIZES MAIS INTEIRAS . gOSTEI SOBRETUDO DO "CAMILHO DO MEIO" pois ha uma enfase em pensar tudo nao espírito da pobreza quando se fala em espiritualidade como se não fosse possível abundancia e riqueza :) abraços afetuosos para 2014 prospero e cheiod e energia positiva!

MARCELO DALLA disse...

Gratissimo pelo carinho, querida! Fico feliz em saber que gostou. E fique sempre à vontade pra compartilhar, afinal, este é o objetivo.
Feliz 2014 pra ti,com tudo de bom!!!
bjosssssss

Solange Maria Gonçalves Niederauer disse...

Marcelo, é incrível que nos 4 primeiros parágrafos do texto eu tenha encontrado algumas das respostas que eu precisava!!!! A sincronicidade é espetacular e mais uma vez quero agradecer ao Universo que me apresentou a tua página em 2012, pois em função de várias coisas eu estava muito afastada da minha espiritualidade. Hoje, apesar de situações surgidas em dezembro eu não fiquei abalada, pelo contrário, parece que renasci, a força interior, a fé, a gratidão e a certeza de transmutar tudo voltou e muito graças aos maravilhosos textos que divides conosco todos os dias. Você é muito iluminado e eu ter o privilégio de poder ter acesso as tuas palavras é uma benção divina!! Deus te ilumine cada vez mais, seja feliz sempre!!!!! Obrigada de coração!!!!

MARCELO DALLA disse...

Solange querida, eu é que agradeço. Agradeço a oportunidade de encontrar pessoas em sintonia, agradeço pelo carinho e pelo incentivo. O seu comentário é um grande incentivo pra continuar os estudos e os escritos, pois sei que outras pessoas vão poder aproveitar. ;)
Bjo e sucesso pra nós!!!

António Rosa disse...

Muito bom, Marcelo. De uma excelência sem defeitos.

Rosangela Vali disse...

Obrigada Marcelo mais uma vez.Li todos os textos e que muito me acrescentou e afirmou nesta jornada de estudos e busca de mim como um ser em constante aprendizagem evolutiva, um ser instrumento de Deus.Seu blog tem muito colaborado para isto.
Desejo um feliz e abençoado ano para VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA.
Abraço de LUZ!

Alessandra Motta Canjani disse...

Olá Marcelo!!
Nem sei como te agradecer pelo bem que fez ler essa série de reflexões!

Você é um Ser muito especial, pois além do conhecimento das leis em si, você coloca lindamente e profundamente o que sua alma o inspira!
Gratidão IMENSA!!

Que a Fonte Suprema sempre o abençoe e inspire!

Bjs com carinho!!

Alê

Juliana Zancan disse...

Olá Marcelo,

Venho acompanhando o blog desde o ano passado, agora relendo este conteúdo senti vontade de escrever um agradecimento especial! Muito obrigada por compartilhar um conteúdo com tamanha qualidade, tão bem escrito e carregado de instrução.

Um grande abraço!

Juliana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...