domingo, 22 de setembro de 2013

SHIVA - O DEUS DA DESTRUIÇÃO, DA REGENERAÇÃO E DA LIBERTAÇÃO

Ilustração daqui
Olá amigos!
Ando nos últimos tempos cada vez mais encantado com o Hinduísmo. Brahma, Vishnu, Shiva, Lakshmi, Ganesha... é um conhecimento lindo e rico demais! Este post é uma homenagem a SHIVA, uma das três divindades grandiosas de nosso sistema solar. É a divindade destruidora, a evolução e o progresso personificado, sendo ao mesmo tempo o regenerador e o renovador. 

autor desconhecido

Brahma é o Pai: o Poder da Criação, da idealização da nossa razão de ser e atuar. Vishnu é o Filho: a Sabedoria e o Conhecimento da Vontade do Pai, ele é a missão de ensinar e acompanhar cada alma até a conclusão do plano divino na Terra. Shiva é o Espírito Santo: o Amor à perfeição e à conclusão do plano divino, somado à missão de purificar a criação, destruindo todas as forças contrárias à vida e ao amor divino.

ilustração daqui

Shiva com Parvati (sua contraparte feminina) são os representantes de Brahman atuando como os mensageiros da “Destruição, da Regeneração e da Libertação”. É Shiva quem nos ajuda a destruir as nossas más criações e a de nossos irmãos que estejam atuando contra nós.

ilustração daqui

Shiva é o responsável pela purificação de nosso ser, a regeneração de nossas células e do mundo que nos cerca. É ele quem nos ajudará na separação do joio e do trigo na colheita dos frutos do plano divino agora feito realidade em nossas vidas. Parvati atua como mãe e como guerreira, protege-nos e ao nosso plano divino, livrando-nos de todas as forças malignas, libertando-nos para que possamos colocar o plano de nosso Pai, Brahman, inteiramente realizado, verdadeiro e vitoriosamente manifestado.

autor desconhecido

As vezes ele é visto como NATARAJA – o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais. Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior, e o pé levantado simboliza a liberação. 

autor desconhecido

Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando assim, acima da ignorância e de todo mal, e em seu braço direito há uma serpente demonstrando que SHIVA domina todas as riquezas naturais. As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. SHIVA é o controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos mui facilmente. 

autor desconhecido

As vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga. SHIVA é o senhor de DURGA – a deusa da natureza material – e é transcedental a qualquer desejo ou ilusão material . Ele é o pai de Ganesha – o deus da boa sorte e prosperidade. Ele é amigo dos yogis e é quem os ajuda a atingir suas metas de realização em Deus.

ilustração daqui

SHIVA, possui um terceiro olho que sempre permanece fechado, pois no momento em que abri-lo, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. Dizem os orientais que SHIVA protege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males.  Seu terceiro olho (no centro da testa) está no formato oval e na posição vertical. “O Poder do Olho de Deus que tudo vê”, tanto no céu como na Terra.

ilustração daqui

A única coisa que precisamos fazer é entender que sem o apoio e o acompanhamento de Shiva, não chegaremos à perfeição de nosso plano divino. Ele sabe que não chegaremos a ele perfeito e nos espera com todos nossos defeitos.

autor desconhecido

Ele espera que o chamemos para que possa nos acompanhar neste trabalho de purificação e finalização do plano de nosso Pai. O Filho, Vishnu, é o mensageiro intermediário entre o Pai e nós. Assim, tudo o que o Pai nos dá, vem através dele. Ele é o Cristo Pessoal, o Eu Superior, O Anjo da Guarda, entre outros nomes.


ilustração daqui

O Espírito Santo, Shiva, é o mensageiro intermediário entre nós e Brahman. Assim, nada sobe ao Pai a não ser através dele. Ocorre que após completarmos todos os nossos serviços ao Pai, precisaremos passar nós mesmos e por completo, pelo fogo purificador de Shiva.


ilustração daqui

Shiva sempre aparece coberto por uma pele de tigre ou com uma pele de elefante  com a face branca como a neve e cabelos opacos. Ele se parece como um yogi. A pele do tigre simboliza o domínio sobre a própria inquietação e dispersão; a pele do elefante simboliza o domínio sobre seu orgulho e agressividade.


ilustração daqui

Suas armas são o tridente, "Trishula" cujas três pontas simbolizam as propriedades do Deus como criador, conservador e destruidor. Uma espada, um arco e um bastão que terminam em um crânio, atributo característico dos ascetas e yogis, demonstrando o poder, o equilíbrio e o conhecimento. Trishula representa a chama trina da trindade divina; o poder, o amor e a sabedoria de Brahman, as plumas da chama sagrada que podem destruir a ignorância dos humanos. Trishula representa também o instrumento para punir aqueles que fazem o mal contra as crianças de Deus.


ilustração daqui

A Serpente Naja e muito retratada ao redor do pescoço e da cintura do Senhor Shiva. Ela é a mais mortal das serpentes, isto simboliza que Shiva dominou a morte e tornou-se imortal. Na Yoga, a serpente representa a energia do fogo Kundaliní subindo pela coluna e ativando os chakras, produzindo a iluminação (samadhi), um estado de consciência expandida.

ilustração daqui

Shiva é aquele que destrói as coisas sob uma forma imperfeita, mas as traz à vida sob uma outra forma mais perfeita.  Shiva atua como o impressionante destruidor das paixões humanas e sentidos físicos, que estão no caminho do desenvolvimento das percepções espirituais mais altas e o crescimento do homem eterno interior.


Fontes de pesquisa:

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o texto. ..

Rodrigo disse...

Belas imagens e texto.Também tenho mito interesse pelos deuses hindus, ultimamente não tenho estudado muito sobre eles. Foi bom revê-los aqui.

Rodrigo Serafim

Unknown disse...

Adorei. Muito obrigada.
Foi muito esclarecedor.
Você também vai escrever sobre Durga?
Namastê
Lourdes Carniel

rockgirl disse...

Fantástica descrição

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...