domingo, 15 de julho de 2012

AS ENERGIAS DE JULHO/2012


Olá, queridos!
Desta vez, pra ser bem diferente, escrevo sobre sobre as energias astrais do mês bem na metade, do dia 15. É porque o início do mês foi intenso e tive pouco tempo pra isso. Mercúrio, Vênus e Urano formavam uma combinação bem dinâmica. Tivemos muitos compromissos sociais, convites, novidades, movimento, trocas de informações e ideias... inclusive foi semana de aniversário do blog, muito bem comemorado!

Depois o céu começou a ficar mais pesado com Marte fechando a quadratura T entre Urano e Plutão. Sobre essa quadratura entre Urano e Plutão muito já se falou, ela vai até 2015. O colega Antônio Rosa listou em seu blog COVA DO URSO vários artigos, de vários autores, pra quem quiser pesquisar. - aqui.

Em linhas bem gerais, a quadratura entre Urano e Plutão representa a tensão entre o novo que quer chegar (Urano em Áries) e os velhos padrões cristalizados, difíceis de abandonar (Plutão em Caprícórnio). É uma verdadeira panela de pressão mundial. Percebemos já há algum tempo os impulsos libertários no mundo árabe, os protestos contra o sistema financeiro com o movimento OCCUPY WALL STREET ano passado, a crise do Euro, as velhas instituições que não querem "largar o osso" para dar vez às novas soluções, como a produção de energia limpa e renovável, por exemplo...

Individualmente percebo em mim e em todas as pessoas que converso, quantas vezes recaímos em velhos padrões de comportamento e vícios que imaginávamos já superados...

Pois eis que chega Marte pra entornar o caldo. Apesar de ser uma combinação pesada, perigosa e explosiva, é bom que Marte chegue pra dar aquele empurrão que faltava em muitas situações já por um fio. Afinal, vamos "empurrando com a barriga" até quando?

Essa tensa combinação vai até o dia 24. Indica uma inquietação fora do comum, é uma energia que precisa de uma válvula de escape qualquer. Precisamos ter cuidado com a impulsividade, a ansiedade, a vontade de mudar a qualquer custo. Tudo nos irrita, tudo fica realmente por um fio. Recomendo muita atenção, principalmente no trânsito. Não vamos comprar briga com ninguém neste momento, pois o adversário pode ser mais poderoso e a corda arrebenta sempre no lado mais fraco.

Qualquer atitude impensada pode gerar rompimentos, acidentes, ou trazer consequências desagradáveis. O grande desafio é mudar a nós mesmos. O erro é querer mudar ou controlar o outro. Recomendo auto-observação constante, muita meditação, exercícios físicos, respiração, caminhadas...

As perguntas que devem ser respondidas são:
Por que isso me irrita?
Por que isso me deixa inseguro?
Por que isso dói?
Por que isso me afeta do jeito que me afeta?
E assim por diante...

Continuamos nosso processo de limpeza. De expurgar o que há tempos nos incomoda. Nesta última semana, por exemplo, eu caí de cama com uma gripe das mais violentas e tive muitas compreensões. Nosso corpo se comunica conosco e me obrigou a parar pra pensar.

E hoje Mercúrio inicia seu movimento retrógrado no signo de Leão. Mais um motivo para desacelerar e rever muitas situações. Até o dia 8 de agosto teremos muitos motivos para aprimorar a forma como nos comunicamos. Além das dificuldades comuns dessa retrogradação (falhas em equipamentos, carros, mal entendidos, atrasos, trânsito mais complicado, dificuldades em trâmites burocráticos) eu imagino que o desafio será rever a nossa arrogância e teimosia. Mercúrio em Leão pode se tornar egoico e vaidoso.

Num céu pesado como esse, creio que muita gente por aí vai comprar briga por querer provar que está certo, por se sentir superior, por se sentir ofendido... armadilhas do ego em geral. Mas... é aquela velha história: queremos provar que estamos certos ou queremos ser felizes? (Recomendo a leitura o post OS SETE PASSOS PARA A SUPERAÇÃO DO CONTROLE DO EGO.)

Podemos aproveitar a Lua minguante balsâmica (que vai até o dia 19) para recolhimento, introspecção e restauração de forças. Também para finalizar muitas questões. O movimento agora é pra dentro, muito mais do que pra fora. No dia 19 chega a Lua nova ainda em Câncer, que sugere (mais uma vez) INTERIORIZAÇÃO. É hora de nos voltarmos pra nosso ninho e nos abastecermos emocionalmente. Temos que prestar um cuidado maior ao usar a palavra, todos estão mais sensíveis.  Demonstrar carinho, reconhecer o bem que nos faz os amigos, os familiares e as pessoas queridas. Nutrir e fortalecer os laços de afeto.

Mercúrio fará uma boa ligação com Júpiter entre os dias 19 e 25, o que nos ajudará nesses processos de revisão pra que tudo funcione melhor. Essa combinação aumenta a capacidade de percepção e da visão global de qualquer assunto que precise de um julgamento. A grande dica é estar aberto para ouvir, aprender, incorporar novas visões, novas culturas e saberes, não ter medo de mudar o que for preciso.

Já no dia 22, o Sol ingressa em Leão, seu domicílio. Ganharemos nova força, mais entusiasmo, alegria, criatividade. Muito bom pra nos revitalizar. As atividades ligadas ao lazer (shows, espetáculos, comemorações, celebrações) ficam especialmente favorecidas.

Fechamos o mês com o bom aspecto entre Vênus e Saturno, que nos ajuda a manifestar nosso lado mais maduro e comedido. Os impulsos desenfreados perdem força, a lógica e a clareza dos sentimentos prevalecem sobre a fantasia. Tudo deve ser bem planejado, sem atropelos, sofreguidão ou desespero. Ainda bem!

Sol e Mercúrio combinam forças também, entre os dias 27 e 30, pra nos ajudar a dialogar e desfazer as confusões típicas de Mercúrio retrô. A mente fica mais afiada, o que favorece as atividades intelectuais. Trocas de ideias se tornam enriquecedoras e muito valiosas.

Que saibamos fazer o dever de casa. Sejamos felizes!

6 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, querido!
Tuas sábias palavras não poderiam vir em momento mais adequado que este!
São tão diretas ao meu momento que, inclusive, me emocionaram pela precisão!
Como você mesmo disse: "fazer o dever de casa."
Grata.
Rosângela Polli

Anônimo disse...

que bom........................
que no final do mes, .....................possamos enfim ...respirarmos aliviados um pouco............................estimo que suas melhoras sejam visiveis...........................todas enferemidades.por mais leves ou agressivas......................ainda que sejam excessos de trabalho.,.....................as vezes nosso interior apresenta-se enfraquecido.......................como nao deve ser seu caso......................mas seguimos adiante nesse final de mes.....................rrealemnte esse mes esta agoniante............................ocioso.......................por mais trabalho que tenhamos......................ainda assim esta a aespera de algo..........................e que esse giro de planeta nos mostre isso...........................fica em paz....................nunca é tarde a trazer informações taõ belas e precisas.....................melhoras......................otima noite......................belo inicio de semana feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!solange........................

Luiza Sá disse...

Nossa Marcelo eu nem sei como te agradecer pelas dicas.Venho passando por questões delicadas de relacionamentos e ter que usar de jogo de cintura ou isolamento mesmo.Sempre procuro entender o porque e pra quê...Suas postagens me ajudam muito a refletir e amenizar situações que seriam mal interpretados.Gratidão eterna.Luíza Sá.

Astrid Annabelle disse...

Gosto muito de te ler...
Me faz bem e percebo com que cuidado escolhe cada palavra que escreve.
Parabéns...como te acompanho desde sempre percebo o quanto está evoluíndo.
Sejamos felizes!
Um beijo agradecido.
Astrid Annabelle

Eveline disse...

Oi Marcelo, legal publicar as energias do mês no dia do meu aniversário, vou receber como presente....hehehe, ótima semana, beijos

Solanggé M Moúram disse...

Uau,muito preciso estes acontecimentos, pois tenho me sentido assim, intolerante com algumas coisas e pessoas, a ponto de explodir, rsrsrs, vou tentar manter a calma e mudar o foco. Sabe também ,gostei muito, dos anjos, achei inspirador.

Adorei meu Mapa,estou refletindo sobre todas informações, gratidão.
Beijos, até breve...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...