domingo, 18 de setembro de 2011

MANDALAS E SEUS SIGNIFICADOS


Olá, amigos!
De tempos em tempos gosto de compartilhar as novas produções de mandalas e de falar sobre elas. Sempre que pesquiso, aprendo mais um pouco. E cada vez mais me certifico de que as mandalas são objetos especialmente eficazes para trazer harmonia e iluminação a quem as contempla.



Fazem parte de rituais mágicos de diversas culturas ao redor do mundo: dos induístas, dos islâmicos, dos budistas, dos cristãos (nas rosetas das catedrais), e das práticas xamânicas de diversas culturas ancestrais.



São imagens ao mesmo tempo sintéticas e dinâmicas. Integram as oposições do múltiplo e do uno, do espaço-temporal ao intemporal e extra-espacial. Têm o poder de reorganizar naturalmente as energias astrais que estão ao nosso redor pelo padrão simétrico e harmônico de suas formas e cores (geometria sagrada).



Estes poderosos instrumentos mágicos são utilizados na harmonização e cura de energias confusas em ambientes e também para meditação. Mandalas são também representações da psique, cuja essência nos é desconhecida.



As Mandalas são símbolos do nosso processo de individuação e do Self. Inspiram serenidade, o sentimento de que a vida reencontrou seu sentido e sua ordem.

Sejamos felizes!

Mais informações sobre mandalas aqui, aqui, aqui e aqui.
Quem se interessar por uma ampliação, pode ver detalhes aqui.

23 comentários:

Anorkinda disse...

Excelente postagem!

As tuas mandalas estão a cada dia mais lindas e poderosas!

Bom domingo, querido!
bjssssssss

Daisy disse...

Olá Marcelo,

sigo o seu blogue em modo silencioso há algum tempo, descobri-o através do Blogue do António Rosa, o Cova do Urso, e enquanto deslizava pela coluna do lado direito, de repente surgiu a imagem de uma mandala, acho que, ilustrando o seu último artigo publicado no blogue, na altura. Quando os meus olhos cruzaram a imagem da mandala, fez curto-circuito cá dentro :-), as sirenes tocaram e o meu dedo automaticamente clicou na opçãp "Abrir em novo separador" e até hoje não o fechei - só mesmo quando o Safari bloqueia de tanto separador aberto (e eu finjo que não percebo que ele está a ficar desesperado com tanta informação ao mesmo tempo) e aí tenho que recomeçar tudo de novo.
Tudo isto para lhe dizer que gosto muito mesmo das mandalas que publica (e nem vou falar dos posts de astrologia!), há efectivamente qualquer coisa nelas que falam a uma outra dimensão de mim que eu não consigo expressar por palavras, nem tenho vocabulário para tanto. Maravilhoso é pouco, muito pouco para expressar o que sinto quando olho para estes círculos cheios de cor. É uma espécie de alimento, algo que o coração sente e do qual se alimenta para se fortalecer, o sentimento puro que está lá e é relembrado ao ser vivenciado e bem sentido pela nossa mente consciente e por todo o nosso ser, irradiado pelo órgão que traduz e entende esse sentimento - o coração.
Nem todas têm o mesmo efeito, as imagens pequenas são lindas de ver, mas existem umas cores em especial com as quais temos mais afinidades. Eu confesso que fiz o download de algumas delas, a Uraniana ganhou grande destaque aqui na tela do meu computador, mas a que permaneceu por mais tempo (ainda está e não consigo trocar) é a da Protecção - magnífica!

Um abraço,
Susana.

PATRICIA KARLA disse...

Dalla, sou sua fã desde o primeiro momento em que meu olhar descobriu a sua arte, seu mundo geométrico, repleto de luz, cor, harmonia, simplicidade e elegância ao mesmo tempo... Grata por fazer parte da minha vida. Patrícia Karla.

MARCELO DALLA disse...

Anorkinda!!!!
Valeu querida!!! Eu fico feliz que nossa parceria segue adiante. Que as mandalas continuem te inspirando!!!
grande bjo

MARCELO DALLA disse...

Daisy:
Que palavras lindas!!!!! Não imagina como fico feliz. E motivado para continuar!!!

Creio que grande parte do fascínio que as mandalas exercem é por causa da simetria, que tanto nos atrai. E algumas realmente parecem falar mais conosco do que outras.

Fiquei com vontade de publicar seu comentário. rsrsrsrs Agradeço a gentileza e o carinho.
Seja sempre bem vinda!!!
bjosssssss

MARCELO DALLA disse...

Patrícia:
Luz, cor, geometria, harmonia. Tudo isso é realmente fascinante!!!! Fico muito feliz em saber que encontrou tudo isso em meu trabalho.
Eu é que agradeço por suas palavras, vc tb é sempre bem vinda.
grande bjo

Regina Porto disse...

Garoto, gostei de seu blog. Abraço
Regina
www.livroerrante.blogspot.com

Orlando Assis disse...

Oi Marcelo, parabéns pelo belíssimo blog!!! Amando tudo isso. Olha só, eu estou tentando achar uma mandala onde nela tenha proteção, gostaria de saber se não tens algumas que possa está me enviando? Adorei uma que tem aqui no seu blog uma AZUL, Ultra-Mar senão me engano, queria saber o significado dela, me trouxe uma paz, uma coisa muito boa quando a olhei.

nani disse...

Marcelo
Sua grande missão é desvendar os olhos das pessoas que por muito tempo permaneceram dormindo.
Atraves da tua arte, unir em harmonia as ovelhas desgarradas,para então entrega-las aos anjos.
O universo te protegerá.
grande beijo
Deus é sempre onisciente.

Maria Luiza Rodrigues Bäurich disse...

Salve Marcelo! Adorei seu site, é uma verdadeira Meditação, desperta a percepção e nos traz momentos de serenidade e paz. Sempre gostei de visualizar MANDALAS e estas estão muito lindas.
Minha gratidão pelas suas mensagens.
Maria Luiza - 10.9 )Calendario Maya)

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação sobre as mandalas. Um Iluminado 2013!

FABIANA NOGUEIRA disse...

Adoro as suas Mandalas. Elas transmitem Paz!
Parabéns pelo excelente trabalho!!!

Marcia disse...

Olá, gostei muito do seu blog, tive um momento bom ao ver as mandalas. Lembrou-me de tempos antigos que nossas avós faziam aquelas toalhinhas redondas de crochê coloridas e espalhavam pela casa, seriam elas pequenas mandalas que harmonizavam o ambiente? Senti muita paz ao ver algumas especialmente, ainda não vi todas na página do facebook, mas teve uma que despertou minha atenção, a do otimismo. Essa mandala saltou para mim e parecia mover-se, parecia que ela dançava pra mim! Foi muito lindo. Obrigada viu, vou continuar olhando pra elas.Um abraço!
Márcia G.Voltolini
magiacomino@gmail.com

Jaciele Neves disse...

Oi Marcelo,

Estou encantada com a beleza, equilíbrio e harmonia de suas mandalas. Não poderia deixar de elogiar. Belíssimo trabalho!!!

Gratidão por compartilhar tanta beleza :)

Namastê

JosimaraOliveira disse...

Parabéns

Vi e Ouvi, acabei chorando, sorrindo, e, por fim, sentindo no mais profundo de mim.

Obrigada é Sublime

Jeruza Siqueira disse...

Encontrei-o, quando buscava as Mandalas de Celina Fioravanti. Estou amando as mandalas e gostei do seu Blog, das música e da sua apresentação, achei linda.Obrigada, ok? Belo, muito belo.

ana, sempre!!! disse...

Olá Marcelo,

Adorei, adoreiiiiiiiiiii o seu blog.
Fantástico. Soube dele através de um amigo. Ainda bem que ele se lembrou de mim...Fantástico. Parabéns
Beijinhos
ana

Anônimo disse...

kkkkkk minha nossa ! quanta alegria me deu entrar aqui ! kkkkk muita conexão.

ontem em oração e hoje novamente eu agradeci a Deus por tudo isso.
foi a primeira vez que entrei numa página pra me encher de alegria.

Gratidão.
Anne

"O Amor engloba, une, integra,
Liga, cola e completa.
Tudo tem a ver com tudo
E tudo está conectado a tudo..."

Erika Mimos e Artes disse...

Que tal fazer uma mandala aproveitando materiais, olha esse tutorial, nada como aproveitar dos benefícios da mandala reciclando e cuidando da natureza.
link: https://www.youtube.com/watch?v=uO89ov-xilo

Leonel disse...

Muito legal! Realmente as imagens nos trazem sentimentos e pensamentos muito bons! Há tempos que penso em fazer uma tattoo com uma mandada bem legal, mas acho que tenho que ter um conhecimento mais apurado.
Parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Boa noite DALLA, sou simplesmente apaixonada por sua mandalas. Elas são magníficas, e de uma expressividade sem igual. Parabéns pelo trabalho. Me identifiquei em especial pela Antes do Vazio, e gostaria de pedir sua permissão para reproduzi-lá na estampa de um instrumento, o meu maracá. Você me concederia essa honra?

MARCELO DALLA disse...

Fique à vontade, Lisiane!!!
É um prazer!!!
bjo

Astrokabana disse...

Obrigado pela sua arte visual. Inspira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...