segunda-feira, 23 de maio de 2011

SAÚDE INTEGRAL - a medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade

Olá, amigos!
Semana passada estive no lançamento do livro SAÚDE INTEGRAL - a medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade (Ed. Senac), que aconteceu na Livraria Saraiva. Este, com certeza, é um grande presente para os médicos, terapeutas, profissionais ligados à saúde, ou mesmo para os leigos interessados no tema.

Quando meu amigo Paulo Bloise, médico e escritor responsável pelo projeto e organizador do livro havia me convidado, senti uma grande alegria. Este tema está deixando de ser "alternativo" para se tornar oficial e aceito pelo rígido meio científico materialista que domina o mundo ocidental.

A resenha oficial do livro diz:
"Antes, para a OMS, saúde era considerada a ausência de enfermidade, isto é, doença, deficiência ou invalidez. Depois, passou a ser um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Este livro foi organizado seguindo-se os preceitos da medicina integrativa, que abrange as dimensões do corpo, da mente e da espiritualidade. Conceitos tão amplos como saúde e imprecisos como espiritualidade são tratados com um diálogo entre disciplinas e escolas de pensamento, com o propósito de aproveitar a experiência de autores de áreas tão distantes como o Zen-Budismo, a neurologia e a filosofia."

Foram ouvidas também as opiniões do Candomblé, do Judaísmo, do Espiritismo, do Catolicismo e do Islamismo. Mais um passo para a união de ciência e espiritualidade foi dado. Ou melhor, para a re-união, pois no passado não havia essa divisão. Para a medicina tradicional do oriente a manutenção da saúde depende da interação entre mente, corpo e espírito. Já é tempo (passou da hora, aliás) de projetos sérios como este, que visam o resgate de uma sabedoria milenar e a integração destes conceitos nesse nosso mundinho materialista...

Comecei a ler o livro neste fim de semana, depois eu conto mais. Quero parabenizar mais uma vez meu amigo Paulo por este belíssimo trabalho.

Sejamos felizes!

5 comentários:

VAM disse...

Meu Querido, mais uma vez grata pela dica! Realmente as coisas estão mudando e fico muito feliz e agradecida por assistir e tb por fazer parte nesse processo. bj

MARCELO DALLA disse...

VAM: É verdade, eu também. Como dizem os amigos portugueses: Bem Haja!!!
bjossssss

Adriana Gasparini disse...

Adorei a dica...tem tudo a ver comigo e com o meu trabalho! Ainda bem que os medicos começaram a perceber a importancia da mente e da espiritualidade! Vou ler!

MARCELO DALLA disse...

Adriana, que bom! Um livro mais do que recomendado, espero que lhe seja útil!!!
bjossssssss

Anônimo disse...

Gostei da dica deste livro, vou tentar comprá-lo, bacana seu blog, parabéns e sucesso. Abraço Cynthia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...