sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

VERSÃO DA HISTÓRIA DO PAPAI NOEL REJEITADA PELA WIKIPEDIA


Papai Noel foi um xamã. Este artigo foi rejeitado pela Wilkipédia brasileira que alegou, entre outras coisas, ser uma desinformação, uma afronta à história do Papai Noel. A Wikipedia americana (clicar aqui) , confirma as informações rejeitadas pela rede brasileira. A conexão foi relatada a um público muito mais vasto, com um artigo na revista do Sunday Times, em 1980,e "New Scientist" em 1986.

O objetivo não é confundir ninguém, mas sim trazer uma à tona um novo estudo. Convenhamos, é melhor ligar a raiz dessa história ao xamanismo do que à Coca-Cola. Segue o artigo:

“O Natal sempre marca o solstício de inverno (hemisfério norte). É nesse período que os xamãs, até hoje, realizam rituais de passagem para um novo ciclo anual. Muitos povos xamânicos também comemoravam a cerimônia da árvore, representando a "Árvore do Mundo". Será por isso que levamos uma para dentro de nossas casas e a enfeitamos? 

Partimos da crença de que a lenda do Papai Noel nasceu na Sibéria. Existia uma tribo na antiga Sibéria chamada O Povo das Renas. As renas eram para os siberianos o que o búfalo representa para os nativos americanos; eram também consideradas a manifestação do Grande Espírito Rena, invocado pelos xamãs para resolver os problemas do povo. Nas suas jornadas xamânicas, ele viajava, em transe, em um trenó de renas voadoras.

Não eram só os xamãs que usavam amanita (um tipo de cogumelo alucinógeno), as renas também comiam. Eles até conseguiam atrair renas com a urina, que chegavam a brigar para tomá-la e as laçavam enquanto bebiam. Alguns caçadores davam pedaços de amanita para as renas para aumentar a sua força e resistência física, e assim suportarem melhor as longas distâncias. Se as renas fossem abatidas por alguém nesse momento, quando estavam na manifestação do enteógeno, os efeitos passariam para quem comesse a sua carne.

Caçadores, ao se alimentarem de renas que haviam ingerido amanita, tiveram uma visão coletiva de um homem vestido de vermelho e branco (cor do cogumelo), um xamã que levava presentes para a população. Eles viram o xamã voando em um trenó de renas. Daí, conta-se que Papai Noel foi uma visão de homens que se alimentaram das renas que consumiram amanita.

A roupa do Papai Noel, por sinal, é de origem lapônica. Tradicionalmente, os xamãs siberianos eram conduzidos em suas viagens estáticas (jornadas xamânicas) aos mundos profundos (transe) por um trenó de renas.

Isso explica a origem de Papai Noel viajando por um trenó de renas. Os habitantes sentiam que os xamãs sempre lhe traziam presentes espirituais. Além disso, a fumaça do fogo onde faziam seu trabalhos saía por uma abertura nas casas (chaminés ) e era por ali que entravam e saiam os espíritos, o que também explica a origem de Papai Noel entrando pela chaminé.


Dana Larsen:
Modernas tradições de Natal são baseados em cogumelo usado pelos antigos xamãs. Embora a maioria das pessoas veja o Natal como um feriado cristão, a maioria dos símbolos e ícones que associamos com as celebrações de Natal são realmente derivados das tradições pré-cristãs xamânicas dos povos tribais da Europa setentrional.

O cogumelo sagrado desses povos era o vermelho e branco Amanita Muscaria. Estes cogumelos são comumente vistos em livros de contos de fadas e estão associados com magia e fadas. Isso porque contem compostos alucinógenos potentes e foram usados e por povos ancestrais para introspecção e experiências  transcendentais.

A maioria dos elementos principais da Celebração de Natal moderna, renas, Papai Noel, árvores de Natal, mágicas e a doação de presentes, são originalmente baseados nas tradições que celebravam a colheita e o consumo destes cogumelos sagrados...


A Estrela do Norte também era considerado sagrada, pois todas as outras estrelas no céu giravam em torno de seu ponto fixo. Eles  associaram a "Estrela Polar", com a Árvore do Mundo e o eixo central do universo. O topo da Árvore do Mundo tocou a Estrela do Norte e o espírito do xamã sobe na árvore metafórica, passando assim para o reino dos deuses.  Este é o verdadeiro significado da estrela no topo da árvore de Natal moderna e também a razão do Papai Noel xamânico fazer sua casa No Pólo Norte.

Embora a imagem moderna do Papai Noel tenha sido criada, pelo menos em parte, pelo departamento de publicidade da Coca-Cola, na verdade, sua aparência, roupas, maneirismos e todos os companheiros são derivados destes cogumelos e dos xamãs. Um dos efeitos colaterais de ter comido cogumelos Amanita é que a pele e traços faciais exibem um brilho avermelhado. É por isso que Papai Noel é sempre mostrado com nariz e bochechas vermelhas brilhantes.

Mesmo alegre do Papai Noel "ho, ho, ho!" é o riso de uma euforia do espectáculo de magia do fungo. Santa também se veste como um coletor de cogumelos. Quando chegava a hora de sair e colher os cogumelos mágicos, os xamãs antigos se vestiam como Santa Claus (Papail Noel) , vermelho e branco de pele-aparada, casacos e botas pretas longas.

Estes povos viviam em casas feitas de vidoeiro. Depois de recolher os cogumelos sob as árvores sagradas, os xamãs enchiam os sacos e voltavam para casa.


John e Caitlin Matthews:
Na verdade, sua história nos leva de volta para o início da história, quando alguns outros personagens subiram árvores de um tipo diferente, e retornavam com presentes para todos. Estes não eram brinquedos ou perfumes ou relógios, mas as mensagens sobre o ano que vem, a mudança das estações ou o destino do mundo. Essas pessoas eram os xamãs, que executavam as funções de sacerdote, historiador e detentor dos registros, cientista e mágico.

Claro que havia xamãs de todo o mundo e na maioria dos casos, eles tinham similares,  mas, por razões óbvias, ele se originou no extremo Norte - em qualquer lugar da Lapónia para a Sibéria. Essas pessoas que muitas vezes usavam sinos em seus trajes rituais, retornavam  com os dons da profecia e das maravilhas de  outros mundos. É para essas pessoas que temos de olhar, são a origem da figura que, milhares de anos mais tarde, evoluiu para o homem velho alegre do Natal, o Papai Noel.

7 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Que bonito... lindíssimo, mesmo.
Se isso é verdade, é fantástico!
Faz bastante sentido.
Pai Natal, um xamã... adorei.

Unknown disse...

Muito interessante.

MARCELO DALLA disse...

Antonio e Hazel, meus queridos!!!!!!!!!!! Tb achei interessantíssimo tudo isso. Essa história começou com uma "viagem" de cogumelo... quem diria!!!
bjos e abraços

Lu Souza Brito disse...

Interessantíssimo Marcelo. Sabia da publicidade da Coca Cola, mas não do Xamanismo.
Já participei de um ritual xamã e o que o texto descreve parece muito de acordo (apesar que hoje em dia as ervas utilizadas são jagubre e chacrona).
Um abraço

Unknown disse...

Infelizmente, os editores da Wikipédia lusófona têm mente muito mais estreita e conservadora do que os demais. É uma pena porque os que recorrem à Wikipédia ficam prejudicados.

Astrid Annabelle disse...

Amei conhecer mais um pouco dessa lenda que envolve as Festas de Natal... quem diria...o cogumelo bonitinho!!!!
Beijos agradecidos Marcelo!
Feliz Natal...
Astrid Annabelle

Getiba disse...

Fantástico... Todas as lendas, tem uma origem e todas as festas cristãs, tem seu início nas festas pagãs. Achei sensacional, vou me aprofundar mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...