sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Altíssimo Paraíso

Tudo começou com um convite de uma amiga que arrendou uma pousada em Alto Paraíso, Goiás, a 230 km de Brasília. Aliás, mais uma paulistana que decidiu trocar o estilo de vida urbano pela calma e tranquilidade do interior. O convite pra passar a virada do ano com ela veio mesmo a calhar - tinha curiosidade de conhecer a região, conhecida por suas belas cachoeiras, nascentes e cristais de forte energia magnética que atraem hippies, naturalistas, esotéricos e místicos de carteirinha.
Na estrada, ao me aproximar da cidade, fui surpreendido pelas paisagens grandiosas e estonteantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - criado em 1961 por Juscelino Kubitschek e protegido pelo IBAMA. Na foto acima podemos ver o Morro da Baleia.

A jovem cidade (Alto Paraíso foi elevado à categoria de município em 1953) é mesmo tranquila, simpática, arborizada. Mais parece um bairro afastado da cidade. Com várias pousadas, lojas de roupas indianas, artesanato, cristais, centros de terapia, meditação, spas e agências de turismo ecológico. Na foto, vejam o movimento da cidade na tarde do dia 31 de dezembro.

No passado, a riqueza mineral da região atraiu a cobiça de fazendeiros com escravos que garimpavam ouro, pedras preciosas e semi-preciosas. Contam que muitos anos depois da abolição da escravatura os negros ainda eram explorados como escravos, pois convenientemente não tinham sido avisados que já eram livres. Hoje, ao contrário, quem pra lá se dirige é mais consciente e sabe que o Brasil será o coração espiritual do mundo no terceiro milênio. Já na década de 70 Osho comprou uma fazenda enorme próxima à cidade, que se situa no paralelo 14, o mesmo de Machu Pichu.

Esta é uma construção chamada de Gota por seu formato, usada para meditação e música. Extensa programação de palestras, vivências, shows e rituais foi agendada de 31 de dezembro a 03 de janeiro num circo montado especialmente para abrigar os eventos da virada do ano. O lema era: "Comece o ano em harmonia com o Universo". Bem apropriado, não acham?

Lojas de cristais é o que não faltam na cidade. Cristais de todos os tipos, formatos, cores e tamanhos. Quem andar atento pelas ruas ou trilhas pode encontrar belas pedras e levá-las pra casa. Dizem que na verdade são as pedras que escolhem as pessoas...

A fauna e a flora do Cerrado são riquíssimas. Um assunto à parte. A vegetação compõe o segundo maior bioma da América do sul, perde em tamanho somente para a floresta Amazônica. Há uma linha de Florais do Cerrado (pra quem se interessar, pesquisei no gogle e encontrei esse site dedicado a eles. Muito bom, por sinal)!

Na cidade há uma sorveteria que vende sorvete com Florais, parada obrigatória para os visitantes. Caminhando pelas trilhas ou mesmo na cidade, podemos ver araras em pleno vôo e muitos outros pássaros típicos, que nos surpreendem por sua beleza.

Por falar em beleza, as cachoeiras são de tirar o fôlego. Há uma grande quantidade de nascentes que se espalham por toda a região. A chapada dos Veadeiros é uma das mais antigas formações geológicas do mundo, estimada em mais de 1,6 bilhão de anos. Segundo geólogos, duas placas tectônicas se encontram, formando metais e minérios. Por causa dos grandes aglomerados subterrâneos de cristais de quartzo, dizem que a chapada é uma das regiões de maior luminosidade do mundo. Na foto, uma das quedas da Fazenda das Loquinhas. Um verdadeiro santuário ecológico, a apenas 3 quilômetros da pousada onde fiquei. Dava pra ir a pé!


Vejam a cor dessa água! Límpida, cristalina, dava pra beber. A chapada é uma das últimas reservas de água pura do mundo. Lá se encontram as nascentes do rio Tocantins e outras tantas que alimentam os rios Paraná, Amazonas e São Francisco. Por tudo isso, acredita-se que a região é o chackra cardíaco do Brasil (se não do planeta).

Agências oferecem muitos passeios e caminhadas aos turistas. Um local imperdível é o Vale da Lua, realmente fascinante! Não só pela paisagem meio "extraterrestre" como também pelas deliciosas piscinas naturais. A caminhada, desde o local onde se para o carro, não é exatamente curtinha, mas também não chega a cansar ninguém.

As águas levaram milhões de anos para esculpir as pedras, que agora se encontram retorcidas e arredondadas. Em certos locais formam poços de até quatro metros de altura. Há também muitos outros locais pra se visitar e uma viagem de apenas uma semana não foi o suficiente pra conhecer todos eles. Quero voltar!
Encontrei vasto material na internet. Aqui temos outras dicas de passeios e aqui o blog oficial mantido pela Secretaria Municipal de Alto Paraíso. A tempo: fiquei hospedado na Pousada Vale Azul, da minha amiga Liege Rava. Como foi adquirida há pouco tempo, ainda não tem site, mas deixo o telefone: 62 3446 1434. Eu recomendo!

Gostaram? Deixem aqui sua opinião, tenho certeza que as fotos aguçaram vocês...

15 comentários:

Unknown disse...

Marcelo

Você pergunta aos seus leitores se gostámos?

Eu adorei! Uma bela reportagem, que me deu vontade de ir até lá. Muito bem narrado.

Parabéns. As fotos são incríveis e o texto muito bom.

Grande abraço

Anônimo disse...

Lindo, lindo Marcelo!
Que passeio heim!
bjs.

Hazel Evangelista disse...

Uau, que paraíso... adorei!

E essa construção "gota" achei um encanto. Muito bonita, e muito bem enquadrada com o verde à volta.

Lindos cristais também... eu perdia-me num lugar assim.

Abraços.
E bom ano!

VAM disse...

Marcelo vc é um Ser Iluminado, muito grata por mais este presente.
FELIZ ANO NOVO!!!
Valéria

Anônimo disse...

Bom dia estive fazendo um passeio pelos blogues em busca de algo tocante em imagem e palavras....cheguei até através do blog da Isa....e parece que encontrei o sinal necessário...
Lindo lugar linda energia e bela narração- verde muito verde...Estarei acompanhando tudo bem?
Abraços
By

Unknown disse...

Maravilhoso o lugar, naum existem palavras que possam explicar a beleza e a energia que tem lá.

Foi uma viagem fantástica.

bjs tts.

MARCELO DALLA disse...

Amigos queridos! A viagem foi mesmo fantástica, quero muito voltar.
Bjos e abraços!!!

MARCELO DALLA disse...

Bya Moon!
Muito prazer, seja bem vinda! Vou conhecer seu espaço tb. Sinta-se em casa e volte sempre!
bjo

Andrea disse...

Oi Marcelo, realmente tudo ali é lindo, sou de DF bem pertinho, conheço a Chapada dos Veadeiros, um encanto, e o aroma daquelas águas, cheirinho de verde gostoso né?Você voltou com certeza com as energias carregadas e mais um estoque delas...:)

Bom rever em fotos estas paisagens tão lindas.

Feliz 2010 pra ti viu!

Bjo

angela disse...

Estive lá em 95 e é um dos lugares mais interessante que conheci.
O texto está muito bom e as fotos maravilhosas.
Parabéns
beijos

Cris França disse...

Marcelo, que lugar mágico
saimos do teu Blog até Zen...lindo! e tu deves ter mesmo recarregado as baterias para 2010!
Luz meu querido! bjão

Unknown disse...

Indiscutivelmente fantástico!!!
Lugar completamente paradisíaco, excitante e porque não dizer afrodisíaco como restaurador das energias... perfeito!!!
Nossa anotei o telefone, quem sabe não será meu proximo passeio...
e você falando sério, ótimo narrador para descrever belezas e encantos...
Obrigada pela divisão desses bens maravilhosos, levando pra todos...
Você está energizado!!!

Beijos
Livinha

gentil carioca disse...

Nossa, Marcelo, já tinha ouvido falar desse lugar, mas nunca tinha visto fotos tão lindas. Fiquei mesmo com vontade de ir e fazer algumas boas caminhadas e dar alguns bons mergulhos nessas águas.
Thanks.

MARCELO DALLA disse...

Gentil Carioca: Foi exatamente isso o que fiz. E voltei mesmo energizado! Se puder, vá mesmo (e querer é poder).
bjo

Lady Di disse...

Marcelo, que lugar lindo. Tbem gostaria de conhecer, adoro lugares com pedras e cachoeiras !! Mágico"" Bom vc divulgar ,adorei !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...