
Essa foi a pergunta que me fiz quando vi a capa deste livro. Tenho pesquisado sobre a Umbanda já faz algum tempo e descoberto suas maravilhas, mas nunca tinha lido em nenhum lugar algo do tipo. O livro UMBANDA – A PROTO-SÍNTESE CÓSMICA (Ed. Pensamento) é considerado um clássico da literatura Umbandista e realmente me trouxe um informação nova, que quero compartilhar resumidamente com vocês. (O artigo ficou um pouco longo, mas garanto que vale a pena ser lido.)
Este fantástico livro foi canalizado por F. Rivas Neto, grande mestre umbandista. Quem o escreveu realmente foi seu guia, o Caboclo Sete Espadas. Em dado momento ele nos conta sobre a verdadeira origem da Umbanda. Diz que há bilhões de anos atrás, durante a formação geológica do nosso planeta, o primeiro terreno que se formou e solidificou sobre o mar foi o planalto central do Brasil. Naquela região, portanto, se encontra o terreno mais antigo e sedimentado da Terra.
A primeira civilização também surgiu lá, que ele chama de TUPI, a pura Raça Vermelha. Esta foi a primeira raça, que viveu há milhões e milhões de anos atrás e atingiu um grande apogeu artístico, científico, filosófico e espiritual, muito maior do que temos hoje. Era um conhecimento UNO, no qual ciência, filosofia, arte e religião estavam entrelaçados. Formavam um só pacote chamado de AUMBANDAN na língua da época, o Abanheenga, que foi modelo para praticamente todas as línguas faladas hoje no planeta.
Assim, o AUMBANDAN (vocábulo trino que significa Lei Divina em Ação) é a síntese ou a reunião entrelaçada de todo o conhecimento (gnose) humano. É o elo de ligação vivo (religare) entre o que é espiritual e o que é natural, a porta, o veículo de retorno ao cosmo. É a síntese das sínteses, a Proto-Síntese Cósmica.
Depois do apogeu do grande tronco TUPI, seres de outros lugares do cosmos começaram a vir para o planeta. A Terra era um planeta novo, propício a se desenvolver e muitos “filhos desgarrados no universo” para cá vieram com a oportunidade de regeneração e evolução. Foi então que marginais cósmicos encontraram brechas para tomarem aqui atitudes opostas ao BEM. Os Reais e Verdadeiros Fundamentos cósmicos foram embaralhados, sabotados. Ouve uma cisão do Tronco Tupi, e o Conhecimento passou a ser velado e protegido nos templos. Somente os Iniciados passaram a ter acesso a este conhecimento Oculto. Tempos depois, verdadeiras guerras entre Magos foram causa da destruição da Lemúria e da Atlântida.
Mais tempo se passou e os grandes mestres continuaram a encarnar ou enviar seus emissários para a Índia (os Vedas), Egito e assim por diante. Hoje, com a grande transição planetária para a Era de Aquário, o Movimento Umbandista atual visa resgatar este Conhecimento. Na verdade, a Umbanda hoje nada tem a ver com o AUMBANDAN, mas pretende restaurá-lo. Existe um grande projeto no astral para tanto, dividido em 7 fases. A Umbanda, num primeiro momento, funciona como um pronto socorro de almas e a primeira fase do projeto é um grande chamado.
Como a cisão ocorreu no Brasil, carmicamente, a grande reunião está programada para se realizar aqui. O Brasil tem essa nobre missão coletiva - será o coração espiritual do terceiro milênio. Não está distante o dia em que a Ciência redescobrirá o Espírito. Essa comprovação também se dará aqui e os olhos de todo o mundo se voltará para cá. Quando a Proto-Síntese Cósmica for restaurada, não haverá mais distinção de país, credo, religião, raça e o AMOR CÓSMICO reinará novamente sobre a Terra.
BARA – Terra, Guardiã, Alma Sagrada ou Iluminada
TZIL – Luz, Cruz, Cruzeiro Divino, Divindade
BARATZIL - BRASIL
(Gostaram? Dêem sua opinião! posso postar mais detalhes sobre esse grande projeto, se quiserem. Outros posts com trechos do livro: A HUMANIDADE, O HOMEM, A NATUREZA)
