quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O SIMBOLISMO DA ONÇA PINTADA


A onça pintada (também conhecida como jaguar) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo.  Originalmente, vivam desde o sul dos EUA até o Uruguai e Pampas argentinos. É predadora de 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar. Possui mandíbulas fortes e são os únicos felinos que matam suas presas perfurando o crânio com os caninos, podendo até rachar cascos de tartaruga. 


A onça pintada é um dos animais símbolos do Pantanal. A habilidade em nadar está relacionada com a proximidade da água. Por isso as onças que habitam o Pantanal e áreas de várzea são mais habilidosas que aquelas que habitam as florestas fechadas.


É um animal solitário e territorial. Necessita ocupar um espaço que varia de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema. É astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atacá-la. Possui a capacidade de aprender e conviver com si mesma e a não depender dos outros para atingir seus objetivos. 


Os mitos sobre a onça estão muito associados ao medo do animal. As míticas e histórias de onças contribuem para a criação de "heróis populares”. Têm suas origens na relação do homem com a natureza e representam uma força tão viva e atuante como as próprias onças que ainda vivem em seus habitats.


A onça faz parte da mitologia de diversas culturas indígenas americanas, incluindo a dos maias, astecas e guaranis. Na mitologia maia, apesar de ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.

Mandala da Onça by Marcelo Dalla

Kianumaka-Maná é a Deusa Onça. Ela é uma guerreira de espírito livre que carrega consigo a força das onças pintadas. Também abençoa as batalhas dos índios. O arquétipo desta deusa brasileira traz o poder e a força para enfrentar os medos.


Para o Xamanismo, a onça representa a medicina da proteção de espaço. É um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito. É inteligente, ágil, esperta  ajuda energeticamente os xamãs nas curas. Para muitos xamãs, suas presas são utilizadas como poderosos amuletos.


A onça promove a interação entre a mente e a alma, funciona como mensageira. É também a medicina da coragem, da liberação de instintos, da sensualidade e do poder. Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade.

Pode ser evocada para marcar território (conquistar e proteger o espaço), eliminar medos, para facilidade de julgar à distância. Para insights, conhecimento interior, desenvolver clarividência, clariaudiência (ouvir mensagens de outras dimensões), saber escutar, sensitividade. 


É comum ocorrerem entre as onças, alguns indivíduos melânicos, com a pelagem escura. São popularmente chamados de onça preta ou pantera negra. A pantera negra é ligada à Lua, símbolo feminino de poder, sensualidade, sexualidade e sedução. Ajuda a compreender as sombras, a paixão e os mistérios. Elimina medos, controla os instintos e os impulsos.


A onça representa poderosas energias sexuais. Sua força ajuda a resolver traumas e bloqueios sexuais, traz força, proteção, disciplina e renascimento.


As belas ilustrações foram selecionadas do Deviantart (exceto a Mandala da Onça) e estão com os créditos devidamente lincados às páginas de seus respectivos autores.

26 comentários:

Cidália disse...

❤💝😍

Unknown disse...

Gratidão por dividir suas experiências e visão tão esclarecedora de tudo! Que a Luz te acompanhe e oriente sempre!

Unknown disse...

Grata

Anisia Astro disse...

Maravilhosas as ilustrações , o Texto e a Musica !!
parabénsss
Adorei !!
muito Obrigada !!

Onda Encantada disse...

Curioso, ainda ontem fiz uma meditação de animais de poder e apareceu-me o jaguar (onça pintada).... interessante! Grata pela sincronicidade :) Beijos no coração

Unknown disse...

Eu sonho com onça a muitos anos,seguidamente ela aparece em meus sonhos.Eu ultimamente ando com problemas de difícil resolução e pedi ajuda a Deus,pra ter mais coragem, paciência e fugir dos medos...acabei sonhando com a onça hoje.

Unknown disse...

Comecei a ver vídeos sobre o xamanismo por mera curiosidade, já que procuro ler e entender um pouco de cada religião. Fiz a meditação guiada e em poucos instantes, visualizei uma onça pintada, ela fazia círculos à minha volta e olhava fixamente para os meus olhos. Senti uma paz imensa e uma gratidão que nunca havia sentido. Não sei como interpretar, mas confesso que me emocionei. Gratidão

Juliana Esquerdo disse...

Agradecida por compartilhar a sabedoria irmão! Salve as onças, o espírito da floresta e dos ancestrais, salve os pajés, salve o povo da mata! Haux haux haux!!!

Unknown disse...

Adorei simplesmente maravilhoso!muitíssimo obrigado!

KESS disse...

Olá! Muito legal o texto. Cheguei até aqui porque procurava um pouco mais sobre a deusa Kianumaka-Manã. Acho muito linda a cultura indígena brasileira!!!
Acabei por achar outro site com ilustrações lindas dos deuses indígenas brasileiros, inclusive uma da Kianumaka-Manã que está maravilhosa! Caso queira visitar aqui está: http://brasilfantastico.tumblr.com

Unknown disse...

AMEI...GRATIDÃO

Unknown disse...

Grata!🙏💐

Unknown disse...

♥️

Unknown disse...

Este é o rei dos animais americanos.

Unknown disse...

Gratidão sempre!! nos momentos mais difíceis recorro ao xamanismo,e uma fonte inesgotável de sabedoria e paz. Nestes dias tão difíceis devemos buscar mais e mais ajuda espiritual e cósmicas. Amo muito! Muito obrigado. Sempre grata!

Unknown disse...

Meu animagem de poder e onça pintada, muito feliz,gratidão sempre.

Márcio disse...

Gostei bastante das informações. Tenho pesquisado sobre o simbolismo desses animais de poder, como a jiboia e a onça, mas não tenho encontrado muita coisa. Obrigado!

Unknown disse...

Encantada!
Gratidão!☀️❤️🍀

Unknown disse...

Gostei dos comentários a respeito da onça, realmente ela representa o poder e sabedoria. Exemplo para o ser humano. Parabéns para os pesquisadores que estudaram profundamente esse animal fantástico. Obrigado

Instant Bronze Bronzeamento Natural,cabelo e estética disse...

Gratidão ❤🙌🏽🍃🍂hj vi uma onça numa meditação..mas não conhecia
Que lindo🙏🏻🌻👏🏼👏🏼👏🏼

Wilson LP disse...

Muito legal,depois q descobri q meu guia era a Onça ela agora sempre está ao meu lado pra todo lugar q eu vá, e ela sempre está me protegendo espiritualmente das energias negativas

Lídice C. P. Santos disse...

Muito lindo!!! Grata pelas Informações!!!!

Unknown disse...

Maravilhosa postagem!!

Lúcia Guimarães disse...

Maravilhoso! Está semana quando estava na medicina,a onça pintada apareceu várias vezes! O simbolismo era justamente o que fui buscar na medicina. Gracias! Gracias! Gracias!

Chrys disse...

Gratidão pelo texto. Me ajudou muito.

Unknown disse...

Gratidão amei saber que a onça é meu animal de poder,fiz meditação guiada e a onça pintada ficou só meu lado rodeando nas minhas pernar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...