segunda-feira, 28 de maio de 2012

MANDALAS DE 12 LADOS E O SIMBOLISMO DO NÚMERO 12


O Doze é a manifestação da trindade (Espírito) nas quatro esquinas do horizonte e nos quatro mundos cabalísticos, passando-nos a ideia de realização final, de conclusão concreta. 


O Doze é o número em que muitas culturas dividem o tempo e o espaço. Assim temos o ano formado por doze meses e o céu dividido em doze constelações.


Sendo três vezes quatro, expressa a manifestação do Espírito no mundo da matéria. Vivemos num mundo estruturado espaço-temporalmente com este número.


O Zodíaco está formado por 12 signos, obtidos não só pela multiplicação dos quatro elementos pelas três qualidades - cardeal, fixo e mutável - mas pela observação empírica do firmamento.


O ano está formado por 12 meses e o dia tem 2 x 12 = 24 horas.


Os chineses dividem o tempo em grupos de 12 anos e atribuem um animal para cada ano.


No pensamento africano, a vibração sonora ao formar o ovo cósmico definiu os quatro pontos cardinais e executou três giros em espiral acima de cada um deles.


Então, o Céu e a Terra se separaram e apareceram os grandes demiurgos, que organizaram a criação. Para esses povos, o 12 é o número da ação.


Na tradição judaico-cristã o número doze é uma cifra sagrada. Eram doze os apóstolos, doze as tribos de Israel, doze as pedras preciosas do peitoral do sumo sacerdote, doze as portas da cidade de Jerusalém. A Bíblia diz que o número dos eleitos era 12 vezes 12.000, uma cifra que representa a totalidade dos santos.


Para a Astrologia o doze é um número de significado harmônico e é identificado com o signo de Peixes, que ocupa o décimo segundo lugar do Zodíaco. 


Mandalas com doze lados representam realizações no plano da matéria a partir de motivações espirituais.


Recomendo a leitura de: O SIMBOLISMO DO NÚMERO 12, de Helena Gerentadt

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REENCARNAÇÃO E A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL por Roger Bottini Paranhos


"Com a mensagem espiritual da Nova Era, deixamos de ser espectadores do processo evolutivo para nos tornarmos colaboradores dessa bela obra divina. Recuperamos o direito de ter consciência e participação, ao contrário dos "adormecidos" que ainda preferem deixar sua ascese espiritual nas mãos de gurus ou sacerdotes. (...)

O amor é o princípio básico de todas as religiões. É a única palavra que pode ser apresentada como sinônimo do próprio Deus. Nenhum dos avatares da Terra dispensou a importância do amor para o progresso da humanidade. Talvez, justamente a falta de amor das civilizações é que tenha contribuído para que estejamos hoje tão distantes da verdadeira felicidade...

A crença na reencarnação do espírito também deve ser entendida como um princípio absoluto. É admirável ver que entre todas as religiões cristãs somente o Espiritismo compreendeu que não existe justiça divina fora das crenças das diversas existências. As religiões orientais estão muito mais evoluídas do que os cristãos tradicionais nesse ponto.

Se a reencarnação do espírito não fosse uma realidade, toda a obra de Deus estaria falida, pois como aceitar tantas desigualdades neste mundo crendo em apenas uma única existência? Somente a crença na multiplicidade das existências justifica as diferenças, as dores vividas, tudo fruto de nossas ações equivocadas no passado. Como já dizia Jesus: "A cada um será dado segundo suas obras" e "a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória". Quem planta o bem colhe a luz, quem planta o mal colhe as trevas!

Muitas pessoas hoje em dia já creem na reencarnação, mas relutam em se aprofundar nesse tema e continuam professando a fé tradicional a que se dedicaram desde criança, tudo por uma questão de hábito e para não serem surpreendidas por mudanças em suas vidas.Ah, a mudança! Essa eterna inimiga daqueles que tem medo do futuro!

Negar a reencarnação do espírito e a eterna evolução da alma é um ato de alienação espiritual e conformismo com o modelo religioso dominante no mundo ocidental, sempre superficial e que já não atende mais ao anseio das novas gerações.

Temos um compromisso com os nossos filhos, que nos foram entregues por Deus para que os auxiliemos em suas jornadas rumo à Nova Era. Assim como os pais oferecem aos filhos aulas de informática, a fim de prepará-los para o futuro, da mesma maneira devem se comportar no campo transcendental, elucidando as suas crianças sobre as novas fronteiras da realidade espiritual a ser conquistada. Será justo e correto não acompanharmos a evolução espiritual para melhor introduzi-los na Nova Era, que será o mundo onde eles viverão integralmente nas próximas décadas? Até quando trataremos os assuntos eternos de forma superficial, colocando-os na conta de interesses apenas de sacerdotes ou místicos?

Orgulhar-se de ser leigo às verdades do espírito é um lamentável atestado de indiferença ao seu próprio futuro espiritual e de seus descendentes. Rumamos para a eternidade, somos espíritos imortais e não é sensato dedicar mais atenção à vida humana, transitória e ilusória, em detrimento da vida imortal, princípio de todas as coisas.

Não é prudente vivermos escravos do mundo das ilusões, tão somente porque a verdade espiritual não é absolutamente clara aos nossos olhos. Se os cientistas que descobriram a vida microrgânica tivessem desistido de suas pesquisas porque seus cinco sentidos não percebiam a vida unicelular, talvez hoje nossa humanidade já estivesse eliminada pela ação silenciosa de algum vírus mortal. E nossa civilização só não foi exterminada pela falta de amor e dos valores espirituais, frutos de nosso desleixo para com nossa própria evolução espiritual, por causa da intervenção divina...

Como dizia Buda: "A luta não é entre o bem e o mal, mas sim do conhecimento contra a ignorância!"
Roger Bottini Paranhos



Estas são as considerações finais do livro MOISÉS - EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA de Roger Bottini Paranhos (Ed. do Conhecimento). Livro fantástico que me cativou nestes últimos dias e recomendo mil vezes. Aliás recomendo todos os livros do autor, que já concedeu uma entrevista ao Dalla Blog - aqui. Assino embaixo de tudo o que ele diz e divulgo seus livros com muito prazer, em nome da CONSCIÊNCIA.

Sejamos felizes!

terça-feira, 22 de maio de 2012

ILUSTRAÇÕES FESTIVAS PARA CELEBRAR A VIDA


Amigos, este post é para celebrar meu aniversário! 
Eu amo viver e acho que cada ano é uma conquista. Cada dia, cada momento, cada segundo vivido é uma bênção e sou muito grato por tudo.

Reza a lenda que os geminianos são sempre jovens. É porque umas das grandes qualidades do geminiano é a curiosidade. E é justamente esse interesse pela descoberta que nos deixa sempre jovens. Envelhemos quando desistimos de aprender. Quando começamos a fechar as portas, começamos a morrer.

Agradeço o carinho dos amigos que já deixaram lindas mensagens de parabéns no Facebook. Delícia ler todos os recados! Já disse isso outras vezes, mas é bom deixar bem claro: AMO VOCÊS!!!!

Pra comemorar selecionei ilustrações alegres e festivas no Deviantart (as ilustrações estão linkadas com sua origem). Um brinde! Tchim tchim!!!









Esta é de minha autoria. Sejamos felizes!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O INCONSCIENTE E A LEI DE AÇÃO E REAÇÃO


"Temos de compreender a lei de ação e reação. O primeiro passo é se responsabilizar pela vida que temos, pois ela é o fruto de nossas decisões. Evitar atitudes autodestrutivas, aceitando o estado no qual estamos como primeiro passo para melhorar. Em seguida, é fundamental saber se adaptar às circunstâncias externas, diminuindo o atrito com elas. Isso não significa se submeter, mas entender que não atraímos as circunstâncias externas que queremos.

Não é o consciente que tem esse poder, mas o inconsciente. E o inconsciente atrai o que precisamos para crescer, e não o que queremos. Quanto mais damos as costas para o inconsciente, menos gostamos do que ele nos manda. Inicialmente, manda-o desde dentro, como impulsos, desejos, emoções. Se não os aceitamos, então o manda sob a forma de circunstâncias externas. Se rejeitarmos os impulsos ou fugirmos dessas circunstâncias, elas virão cada vez com mais frequência e maior intensidade, até que nos derrubam física, psíquica ou financeiramente. "
Veet Pramad - trecho do livro CURSO DE TARÔ E SEU USO TERAPÊUTICO (Ed. Madras)

"A verdadeira sabedoria não está na vontade, não se trata de conseguir o que a gente quer, mas de aprender a querer o que a gente precisa para crescer e tornar-se um ser completo"
Enrique Esquenazi

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ANÁLISE ASTROLÓGICA DO ECLIPSE DE 20/05/12


Neste domingo, 20 de maio, acontecerá um eclipse solar às 20h54 (horário de Brasília) no primeiro grau de Gêmeos. Será um eclipse anular (ou anelar) visível na região costeira da China, no sul do Japão, no norte do Oceano Pacífico e no oeste dos Estados Unidos. É um tipo especial de eclipse parcial, no qual a Lua passa em frente ao Sol, mas acaba por não o cobrir completamente. O diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, criando assim um “anel de fogo”. 

Astrologicamente falando, um eclipse solar indica que certos assuntos, lembranças, situações e emoções do passado voltam para que sejam revistos. A Lua representa o passado. O Sol representa o futuro. Se a Lua passa na frente do Sol, é como se ela “eclipsasse” o futuro.

Momento propício para avaliarmos o que deve realmente ser deixado para trás. Precisamos ficar atentos para não recairmos em hábitos, vícios e condicionamentos que nos custaram tanto a abandonar. Por outro lado, as experiências bem sucedidas e realizações que vingaram no passado, podem ser reaproveitadas. 

Como o Sol é parcial ou totalmente ocultado, nossa vitalidade pode ser afetada. O Sol também representa a luz da consciência. Nossa clareza e capacidade de julgamento podem ficar prejudicadas. Este eclipse em particular acontece em quadratura com Netuno, o que reforça esses efeitos. Há um clima de confusão e nebulosidade no ar. Avaliações feitas no período podem ficar incompletas e distorcidas. Melhor evitar grandes decisões agora, pois não vemos as coisas sob uma perspectiva panorâmica e objetiva.

Segundo a astróloga Márcia Mattos, “a vigência de um Eclipse dura de 30 dias antes da ocorrência até o próximo Eclipse. Nunca devemos estar “por um fio”, assoberbados ou sem espaço de manobra nas proximidades de um eclipse. O que estiver sob muita pressão irá transbordar ou se romper. Todo eclipse decide algo.”

Portanto, esta é uma grande oportunidade de limpeza em nossas vidas. Este eclipse pode afetar mais ou menos cada um de nós, de acordo com a posição em que cai em nossos mapas individuais.

Como podemos nos preparar:
- Cuidar da vitalidade e zelar pela saúde com boa alimentação, tratamentos preventivos.
- Cultivar o equilíbrio e a tranquilidade, sempre atentos para observar os padrões emocionais que surgem a fim de compreendê-los. 
- Solucionar as questões pendentes, terminar o que for preciso. O que estiver inacabado é prioridade. 
- Desistir de atitudes ou hábitos que não contribuem para o nosso bem estar.


No momento do eclipse, Marte em Virgem segue em trígono com Plutão em Capricórnio (signos de Terra). Vênus e Saturno, ambos retrógrados, também formam trígono em Gêmeos e Libra (signos de Ar). A forma como nos relacionamos é um dos temas em destaque. Marte e Plutão nos ajudam a cultivar força de vontade e determinação para tomar atitudes práticas e curativas, a fazer o que for preciso, a encontrar soluções.

Sejamos mais racionais e menos passionais. Um bom diálogo com maturidade e honestidade pode valer muito neste momento.

Marte está oposto à Quíron em Peixes e nos convida a olhar para nossas frustrações, para nossa criança ferida. Já é tempo de buscar o resgate dessas mágoas profundas, perdidas no passado, de recuperar o encantamento e a magia da vida. De recuperar nossa leveza e espontaneidade e acreditar em nossos dons individuais. 

O dispositor do eclipse, Mercúrio, está conjunto a Júpiter em Touro. Estamos naturalmente mais curiosos, ávidos por novidades, por aprender, trocar experiências e saber das notícias (que nem sempre são verdadeiras).

Aliás, muito tem se falado sobre este acontecimento, por causa do alinhamento com Alcyone (estrela das Pleiades que fica a 28 graus de Touro). Segundo muitos esotéricos, baseados em canalizações, Alcyone seria o nosso Grande Sol Central. 

Como podem ver neste link aqui, muitas canalizações atribuem a este eclipse um poder especial, graças a este alinhamento. Dizem que estaremos alinhados com o centro das galáxias, que é nossa fonte primeira.

Mas ao pesquisar mais encontrei informações muito contraditórias. Por exemplo, já li em diversos lugares que o sistema solar gira em torno de Alcyone e que esta órbita dura 26 mil anos. Eu mesmo acreditava nisso. Inclusive Barbara Hand Clow, renomada astróloga, coloca essa informação em seu livro AGENDA PLEIADIANA (Ed. Madras). 

É de conhecimento dos astrólogos e astrônomos que o centro da galáxia fica entre 26 e 29 graus de Sagitário, na direção oposta. Os astrônomos afirmam que o sistema solar não orbita as Pleiades, que isso é uma tremenda bobagem. Detalhes sobre o equívoco de Alcyone aqui

Recapitulando: o eclipse acontece no primeiro grau de Gêmeos. As Pleiades estão no 28 grau de Touro. Com 3 graus de diferença, há alinhamento sim. Mas as Pleiades não estão no centro da galáxia, que fica em Sagitário.

Não estou aqui para desmentir a contagem Maia (que por sinal é baseada na precessão dos equinócios e não na órbita ao redor de Alcyone) nem duvidar de inúmeras canalizações sobre ascensão planetária, cinturão de fótons, etc. Acredito sim que estamos em pleno processo de transição, no qual toda a humanidade deve expandir sua consciência. Tantas canalizações, vindas de tantos lugares, pessoas e fontes diferentes devem conter alguma verdade.

Mas este é um processo lento, gradual. Muitos afirmam que viveremos um “salto quântico” em 2012. Temos visto inúmeras mensagens e vídeos a falar em fim do mundo, em terremotos gigantescos e teorias apocalípticas. Outros ainda acreditam que uma grande luz fotônica virá e transformará os corpos, passaremos como num passe de mágica para a quinta dimensão.

Pergunto: Como pode haver um salto quântico em 2012, com a forte quadratura entre Urano e Plutão a se firmar no céu, que se prolongará até 2016? (Detalhes sobre essa quadratura aqui). De qualquer forma veremos na segunda-feira, ou quando chegarmos ao fim do ano, se houve esse tão falado salto quântico. Sinceramente, eu até queria acreditar nisso, mas acho fantasioso demais.

Muitos eventos astronômicos e astrológicos realmente indicam novas energias que chegam para a humanidade, porém de uma maneira sutil e contínua. É preciso que trabalhemos nosso eu mais profundo. Muitas sombras ainda virão à tona, individual e coletivamente, para serem compreendidas, limpas e transmutadas. Os corpos humanos só se sutilizarão depois de muitas gerações depois desta. Não se iludam!

A grande dica é: não acreditem em tudo o que lêem e assistem por aí. É importante pesquisar, conversar, consultar várias fontes, sentir se a verdade ressoa no coração.

Mais importante ainda: as soluções não vem de fora, como mágica. Devem partir de dentro, de cada um de nós. Devemos liberar a preocupação, o medo e criar nosso próprio bem-estar. Respeitar e acolher uns aos outros. Manifestar cada vez mais AMOR em nossos corações. Simples assim!

E já que falamos de canalizações, finalizo com uma indicação: o excelente texto da amiga e parceira Tânia Resende: ECLIPSE SOLAR, PLEIADES E ALINHAMENTOS em seu site, o Anima Mundhy. Leiam e sintam por si mesmos. Sugiro também que leiam as palavras do colega astrólogo Antônio Rosa nos comentários. Muito bom!

Sejamos felizes!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

QUEM TEM MEDO DA SOLIDÃO? Texto de Osho


"O ser humano ainda não aprendeu a conhecer as belezas da solidão. Ele está sempre ansiando por algum relacionamento, ansiando por estar com alguém... e esquece, de alguma maneira, que está só. Que nasceu só, que morrerá só e, não importa o que faça, você vive só.

A solidão é algo tão essencial a seu ser que não há maneira de evitá-la. Todos os esforços dirigidos a evitar a solidão falharam e falharão, porque são contrários a que você se torne consciente de sua solidão. E é tão lindo experenciá-la, senti-la, porque ela o liberta da multidão, do outro. É a nossa libertação do medo de estarmos sós. "Solidão" significa simplesmente ser completo. Você é inteiro, não precisa de ninguém mais para completá-lo.

Assim, tente descobrir seu centro mais profundo, onde você está sempre só, sempre esteve só... tão pleno, tão completo e tão transbordante com todas as seivas da existência que, tendo provado sua solidão, a dor do coração desaparecerá. Em seu lugar, um novo ritmo de imensa suavidade, paz, alegria e bem-aventurança estará presente.

Isso não significa que uma pessoa que está centrada em sua solidão não possa fazer amigos. Na realidade, só ela pode fazer amizades, porque agora isso não é mais uma necessidade, é simplesmente um compartilhar."

Trecho de PEPITAS DE OURO - Osho (Ed. Gente)

domingo, 13 de maio de 2012

SALVE TODAS AS MÃES DO UNIVERSO!


Dia das MÃES, dia de render homenagens a todos esses seres com a linda missão de gerar e educar um filho. De experenciar o milagre de outra vida crescendo em seu próprio corpo e expandir seu amor. Um amor que só as mães tem. Sou eternamente grato à minha mãe querida!

Aproveito para sugerir a leitura de um texto excelente e oportuno - Seu Colo de Mãe - partilhado pela amiga Astrid Annabelle em seu blog NAVEGANTE DO INFINITO: ‎"Neste domingo, (e em todos os dias) honremos nossas mães pelo que puderam nos oferecer, seja isso, em nosso julgamento, muito, médio, pouco ou bem diferente do que esperávamos. E botemos nossa criança interior no colo."

Salve todas as mães do Universo!

O SURREAL TRABALHO DO ILUSTRADOR ALEXANDER JANSSON


Olá amigos!
Compartilho uma belíssima série de ilustrações do artista Alexander Jansson - *enigma-astralis no Deviantart. Descobri seu trabalho quando pesquisava imagens com o tema "sonhos" pra fazer este post aqui. Fiquei encantado! É gratificante quando encontro artistas com tamanha sensibilidade e talento. 

Com seu estilo único, o ilustrador retrata atmosferas sombrias. Porém é doce, lúdico e surreal, com um toque "vintage", riquíssimo em detalhes. Muito inspirador! Vale clicar nas imagens para vê-las ampliadas. Enjoy!



















Profile no Deviantart aqui.
Website - http://www.alexanderjansson.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...