quarta-feira, 4 de março de 2020

VÊNUS/AFRODITE NA IMAGINAÇÃO DE VÁRIOS ILUSTRADORES


Olá amigos!
Esta é uma homenagem ao planeta Vênus.

Na mitologia, Vênus é a deusa do panteão romano, equivalente a Afrodite no panteão grego, representante do Amor e da Beleza. O mito de seu nascimento conta que ela surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, gerada por Urano nas espumas do mar (aphros, em grego). Logo após o seu nascimento foi arrebatada para o céu, em grande pompa, pelas deusas Horas, que presidiam às estações. Todos os deuses a acharam tão formosa, que a designaram deusa do amor e cada um deles queria desposá-la.

Foi Vulcano que a recebeu por mulher, por ter forjado os raios com que Júpiter combateu os Gigantes, que queriam apoderar-se do céu. Mas Vénus, não conseguia suportar o marido por causa de sua feiura. Entregou-se à vida dissoluta e teve muitos amantes, entre os quais Marte, filho de Juno e deus da guerra, com quem teve um filho - Cupido. Vulcano a surpreendeu com Marte, cercou o lugar com uma rede invisível e convocou todos os deuses para que presenciassem o espetáculo.

Vênus também desposou Anquises (príncipe troiano) com quem teve Eneias, que, já homem, partiu com uma grande armada para a Itália, para aí fundar um novo império. Ela presidia a todas as festas de prazer e divertimento, sempre acompanhada das três Graças.

É representada geralmente com Cupido, seu filho, sobre um coche puxado por pombos ou por cisnes. Aparece em muitas obras artísticas como um ideal de beleza, desde a clássica (greco-romana) até as modernas, passando pela renascentista. 

Na astrologia, Vênus engendra as forças que nos levam à procura de prazer. Representa também a nossa busca pela harmonia, em todos os níveis. Rege o amor, a sensualidade, a alegria, a beleza, a doçura e os relacionamentos sentimentais. É o principio de atração entre os seres. Vênus emite ondas de simpatia que fazem com que as pessoas desejem estar juntas, serem agradáveis com os outros e amarem-se. Seus efeitos nos sensibilizam ante todas as manifestações da beleza.

Compartilho ilustrações escolhidas a dedo no Deviantart, com os devidos créditos. Enjoy!














3 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Meu querido Marcelo!
Vênus mexe comigo de uma maneira muito forte...e este seu post está maravilhoso.
A imagem que mais gostei foi essa: Birth of Venus by ~pho3nix-bf

E para você me compreender em relação à Vênus veja este post que publiquei lá trás...http://astrid-annabelle.blogspot.com.br/2009/06/essa-e-minha-astrologia.html

Um beijo grande...apesar que irei ficar por aqui curtindo o som delicioso.
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Astrid querida! Sempre generosa em comentar e incentivar! Tb amo Vênus... Eu pensei em vc quando fiz esse post!!! :)
Vou lá conferir o link que deixou. Vc sabe que aqui a casa é sua, né?
bjosssssssss

Anônimo disse...

Olá Marcelo,

Adorei todas as informações, e as imagens são belíssimas!!!
Parabéns pela postagem!

Muita Luz e Paz em seu coração!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...